Pesquisa produzida para marcar o 15 de março desenha um perfil do novo consumidor brasileiro, cada vez mais consciente.
● 61% dizem que se tivessem mais saldo na conta ou maior limite do cartão usariam o valor para quitar contas atrasadas; 45% também usufruiriam de cashback ou parcelamento com desconto, caso disponível.
● Descontos também são o principal motivador de compra para 53% dos entrevistados.
● 24% já deixaram de pagar contas básicas para aproveitar promoções e descontos, embora 49% recuem quando se percebem endividados.
● Preferência por lojas físicas resiste, apesar da aceitação de compras online.
● Pix e cartão se consolidam como as principais formas de pagamento do brasileiro.
● Lazer é o mais afetado quando se impõe a necessidade de equilibrar as contas.
● Para 59% dos consumidores, pagar dívidas é prioridade na Semana do Consumidor.
● Descontos no Feirão Limpa Nome chegam a 99%, oferecidos por 1.456 empresas.
Estimulada desde os anos 1980 como uma data para reforçar a cada 15 de março os direitos dos consumidores, o período se consolida como uma Black Friday fora da época, em que descontos e promoções se tornam obrigatórios para pagar dívidas ou contrair novas, conforme revela pesquisa encomendada pela Serasa. Pelo menos 75% dos brasileiros pretendem aproveitar o período para quitar pendências financeiras e se livrar das dívidas.
Produzido pelo Instituto Opinion Box, o estudo acaba traçando uma radiografia do novo consumidor brasileiro, que pretende aproveitar a semana dedicada a seus direitos: seja para comprar ou limpar o nome, o principal motivador para 53% dos brasileiros realizarem alguma compra ou negociação durante esta semana são os descontos exclusivos. Além disso, 24% deles admitem ter deixado de pagar contas básicas em algum momento para aproveitar promoções e descontos.
Levantamento mostra que 34% dos consumidores conseguem se adaptar a “imprevistos ou compras que surgem ao longo do caminho” e 85% pesquisam preços e promoções antes de realizar qualquer compra, demonstrando sensibilidade com o planejamento financeiro. “Felizmente, promoções e descontos conquistaram espaços cativos na saúde financeira do brasileiro”, observa Thiago Ramos, especialista em educação financeira da Serasa.
Lojas, Pix e cartão
A pesquisa também traz os meios preferidos de fazer as compras durante essa semana. Mesmo com a digitalização, as lojas físicas continuam sendo o canal de compra favorito de 50% dos entrevistados, embora sites de e-commerce já representem 29% da preferência nacional. Cada vez mais o Pix (29%) e o cartão de crédito (28%) se consolidam como as principais formas de pagamento, embora, o cartão de crédito parcelado venha ganhando adeptos (16,8%).
Descontos no Serasa Premium
Para marcar a Semana do Consumidor, o Feirão Limpa Nome oferece desconto especial de 67% na assinatura do Serasa Premium, serviço de monitoramento de dados. Quem negociar uma dívida no site ou no aplicativo da empresa poderá contratar o serviço por apenas R$7,90 mensais. As dívidas de 1.456 empresas podem ser negociadas com até 99% de desconto.
Metodologia
Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box entre 21 de fevereiro e 5 de março de 2025, com 1.583 entrevistas realizadas com consumidores de todo o país.
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.
➡️Mais notícias sobre Manaus, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Deputado Roberto Cidade é autor de PL que incentiva o empreendedorismo jovem no mercado digital
Procon-AM promove o 4º Feirão Limpa Nome para regularizar dívidas de água e energia
75% dos brasileiros vão aproveitar Semana do Consumidor para quitar dívidas, revela pesquisa Serasa
Deputado Roberto Cidade reforça leis de sua autoria que ampliam os mecanismos de proteção ao consumidor
Em Manaus, laboratório para reciclagem de plástico fortalece economia circular
Vem aí 10 anos de Blog Azul com comemoração histórica no próximo sábado em Manaus