A região de Kursk, na Rússia, tornou-se o mais recente palco de intensos combates entre as forças ucranianas e russas. Nesta quarta-feira (14), a Ucrânia anunciou que assumiu o controle de 74 assentamentos na região, marcando mais de uma semana de operações ofensivas em território russo.
O governador de Kursk, Alexey Smirnov, confirmou na última segunda-feira (12) que as Forças Armadas da Ucrânia controlavam 28 assentamentos na região. Durante uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, Smirnov detalhou que a penetração ucraniana atingiu uma profundidade de 12 quilômetros e uma largura de 40 quilômetros ao longo da linha de frente.
VÍDEO: Soldados ucranianos arrancam bandeira da Rússia de prédio.
A #Ukrainian journalist arrived in #Sudzha, #Kursk region, in time to see the #Russian flag being taken down.
Humanitarian aid was brought to locals in the #Kursk region. pic.twitter.com/aDqE66Zyqh
— Putin's IBS (@kardinal691) August 14, 2024
As Forças Armadas Ucranianas, por sua vez, afirmaram ter tomado o controle de 1.000 quilômetros quadrados do território russo. O comandante-em-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Alexander Syrsky, declarou que os combates continuam em toda a linha de frente, mas garantiu que a situação está sob controle, apesar da alta intensidade das hostilidades.
Em Sudzha, uma cidade estratégica na região, soldados ucranianos reivindicaram o controle total. No entanto, autoridades militares russas negam a perda de controle. O general Apti Alaudinov, vice-chefe da direção político-militar das Forças Armadas da Rússia, afirmou que há unidades do Ministério da Defesa russo em Sudzha e que confrontos ativos ocorrem diariamente. “O inimigo não pode dizer que controla completamente Sudzha, porque ele realmente não a controla”, disse Alaudinov.
O Ministério da Defesa da Rússia declarou que Moscou repeliu seis ataques das Forças Armadas Ucranianas na região de Kursk nesta quarta-feira (14).
A situação em Kursk continua a evoluir rapidamente, com ambos os lados apresentando versões conflitantes dos acontecimentos. A comunidade internacional observa atentamente, preocupada com a escalada do conflito e suas possíveis repercussões.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Caprichoso lança terceira toada da temporada: “O-Mukaiá” já está disponível nas plataformas digitais
Roberto Cidade apresenta PL que protege consumidores de mudanças não informadas no limite de crédito
Governador Wilson Lima lança Operação Natal Mais Seguro 2025 com reforço de 500 alunos soldados nas ruas de Manaus
Governador Wilson Lima anuncia antecipação do salário de dezembro e segunda parcela do 13º salário, injetando R$ 1,2 bi na economia
Black Monday chega à 12ª edição e rede PW Motéis confirma participação com 50% de desconto
George Japa lança música em parceria com a Banda Magníficos