O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado estadual Roberto Cidade (UB), e a procuradora Especial da Mulher da ALE-AM, deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), fazem, nesta quarta-feira (14/8), no plenário Ruy Araújo, da ALE-AM, o lançamento do Observatório da Violência Contra a Mulher no Amazonas, além de uma Sessão Especial para celebrar os 18 anos da Lei Maria da Penha.
O Observatório da Mulher é uma plataforma de pesquisa, que tem o objetivo de monitorar, coletar e analisar dados sobre violências praticadas contra mulheres no Amazonas, bem como promover a integração entre órgãos que denunciam, investigam e julgam os casos ou acolhem vítimas.
Instituída no Poder Legislativo Estadual, no primeiro semestre deste ano, a plataforma ficará disponível na internet, e trará à opinião pública, os números de um estudo inédito com dados sobre o panorama das diversas formas de violência contra a mulher no Amazonas, com amplitude nos 62 municípios amazonenses. Assim como mostrará durante as diversas etapas das pesquisas a serem divulgadas, indicadores fundamentais à elaboração de leis e aprimoramento de políticas públicas.
No mês de agosto, a primeira etapa da pesquisa de opinião com a sociedade trará dados primários sobre a Percepção do Machismo e a Rede de Proteção à Mulher na cidade de Manaus (conhecimento da Lei Maria da Penha, canais de denúncia etc).
Em setembro, o Observatório da Violência contra a Mulher no Amazonas publicará os dados dos municípios da Região Metropolitana de Manaus. A previsão é que, até o final do mês de outubro, o estudo cubra as demais cidades do interior, abrangendo os 62 municípios.
No final do ano, após todo o Estado ter sido visitado, as publicações do Observatório da Violência contra a Mulher no Amazonas poderão ser acessadas de forma on-line em cada um dos 62 municípios. Trata-se de uma ferramenta inédita a serviço dos gestores, estudantes, das instituições de pesquisa e dos próprios parlamentos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Presidente Roberto Cidade abre ano legislativo de 2026 e reforça papel da Aleam no desenvolvimento do Amazonas
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários