Um deslizamento de terra devastador atingiu o Porto da Terra Preta, em Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, na tarde desta segunda-feira (7). O incidente abriu uma cratera na orla da cidade e resultou na morte de uma pessoa, segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros.
Ação das autoridades
Equipes do Corpo de Bombeiros foram imediatamente mobilizadas para o local do deslizamento. Os bombeiros, juntamente com mergulhadores e especialistas em salvamento em estruturas colapsadas, estão realizando um mapeamento da área para identificar e resgatar possíveis vítimas. A Defesa Civil do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) também estão prestando apoio, e outras equipes estão sendo deslocadas para reforçar as operações de busca.
Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil enviou recursos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e da Flotilha do Amazonas para auxiliar nos esforços de resgate. Um helicóptero do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), equipes médicas e fuzileiros navais também estão participando das operações. A Marinha anunciou a abertura de um inquérito para investigar as causas e circunstâncias do acidente.
Comunidade
A Prefeitura de Manacapuru lamentou profundamente o ocorrido e destacou que equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão trabalhando no local. A administração municipal está oferecendo todo o suporte necessário às vítimas e familiares afetados pelo deslizamento.
Causas do deslizamento
Ainda não há informações definitivas sobre o que causou o deslizamento. No entanto, especula-se que a estrutura do porto possa ter sido comprometida pela erosão e pelas recentes chuvas na região. A investigação deverá esclarecer os detalhes e apontar as responsabilidades pelo incidente.
Apoio à população
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está com uma equipe pronta para receber e atender possíveis feridos nas unidades de saúde da capital. A Defesa Civil e outras autoridades locais estão monitorando a situação de perto e tomando medidas preventivas para evitar novos deslizamentos.
(Foto de capa: Vereador Sassá)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Princesa do Solimões anuncia Mastrillo Veiga como técnico para 2025
Juarez Lima, gênio das alegorias do Festival de Parintins, morre aos 58 anos na Áustria
NEMA 2024: Confira tudo o que vai rolar nesta edição da Corrida-Show
Câncer Infantil: Roberto Cidade reforça Leis de sua autoria que fortalecem combate à doença
Gabaritos individuais do concurso da CMM são republicados e novo prazo para recursos é anunciado
Três veículos colidem na BR-174; carreta pega fogo em grave acidente