O nível do Rio Negro, em Manaus, voltou a subir no último fim de semana após atingir a marca recorde de vazante de 12,12 metros. A cota registrada nesta segunda-feira (14/10) foi de 12,13 metros, um centímetro acima da medição de sexta-feira.
Histórico da vazante
Desde o início da vazante, o Rio Negro desceu 14,74 metros, conforme informações do Porto de Manaus. Em 11 de setembro, a capital amazonense foi declarada em situação de emergência devido à grave estiagem que assolou a região. Esse fenômeno natural de cheias e secas é típico do Rio Negro, o maior afluente da margem esquerda do Rio Amazonas e o sétimo maior rio do mundo em volume de água. Porém, a intensidade das secas dos últimos dois anos trouxe recordes históricos e sérios impactos sociais e ambientais.
- Nível do Rio Negro em Manaus se mantém estável após mais de 100 dias de queda
- Rio Negro supera seca de 2023 e atinge recorde histórico
Impactos sociais e ambientais
Com os barcos sendo a principal forma de transporte na Amazônia, a seca impede a navegação em alguns trechos, deixando comunidades isoladas e sem acesso a suprimentos essenciais, como alimentos e diesel. Esse isolamento afeta diretamente a vida de milhares de pessoas, dificultando o abastecimento e as atividades cotidianas.
Situação de emergência no Amazonas
Além de Manaus, outras 61 cidades do Amazonas estão em situação de emergência, conforme decretado pelo governo do estado. Aproximadamente 560 mil pessoas estão sendo afetadas pela seca. Segundo a Defesa Civil, o Rio Negro começou o mês de setembro com 19,73 metros e já desceu mais de seis metros desde então.
Desafios e medidas tomadas
Diante deste cenário, as autoridades têm adotado diversas medidas para mitigar os efeitos da seca. O governo do estado tem trabalhado para garantir o abastecimento de água e alimentos nas áreas mais afetadas, além de buscar alternativas para a navegação nos trechos mais críticos. A Defesa Civil continua monitorando a situação e prestando suporte às comunidades impactadas pela vazante.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
(Foto: Abel Rabelo / Ministério da Saúde)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Justiça do Trabalho reconhece direito de greve dos rodoviários e determina circulação mínima de ônibus em Manaus
Justiça atende pedido do Ministério Público e mantém pagamento em dinheiro da passagem de ônibus
Atuação do MP assegura penalidade por presença de adolescentes e venda de álcool em festa na zona norte de Manaus
Ipaam registra queda de 52,46% no desmatamento e 64,72% nos focos de calor no mês de junho
Festival Ayédùn Artes Integradas estreia em Manaus com celebração performática da arte como cura e resistência
No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, deputado Roberto Cidade destaca leis de sua autoria em defesa da igualdade