Algumas práticas, aparentemente naturais e comuns, nem sempre são compreendidas como realmente importantes e acabam sendo menosprezadas no cotidiano. O consumo pessoal de água é um deles. E como medida para amenizar os danos físicos e, consequentemente, minimizar a busca por atendimento médico decorrente da falta de consumo adequada de água, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), apresentou a propositura transformada na Lei nº 5.362/2020, que institui a Campanha “Água Mais Vida”.
A lei tem como objetivo estimular o consumo consciente de água, além de debater sobre a importância do hábito de beber água regularmente. “Uma campanha que chame atenção para a necessidade de beber água regularmente pode estimular toda a sociedade em adotar esse cuidado com a saúde. A Campanha “Água Mais Vida” nada mais é do que uma forma de transformar essa necessidade em política pública que favoreça a saúde e o bem-estar da população. Isso contribui com o privado e o público na medida em que diminui a procura por atendimento médico, por exemplo”, justificou.
A falta de água no organismo pode causar desidratação, processo que afeta de diferentes formas os órgãos e os sistemas, podendo provocar cansaço excessivo, dor de cabeça, pele ressecada e enfraquecimento funcional. Os principais benefícios do consumo regular de água são: controle da pressão sanguínea, prevenção de cãibras, proteção do coração, melhoria do funcionamento do intestino e dos rins, melhor transporte de nutrientes no organismo, aumentando a resistência física, auxiliando no emagrecimento, facilitando a absorção de vitaminas, protegendo os olhos e a pele, entre outros.
Segundo o guia alimentar voltado para a população brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade de água ideal a ser consumida vai variar de acordo com idade e peso da pessoa, mas em média o valor se mantém em aproximadamente 2 litros de água por dia.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vintage Culture comanda maratona de música eletrônica no Centro Histórico de Manaus neste sábado (18)
Servidores do Amazonas terão cinco dias de folga durante feriado prolongado
Prefeitura alerta para a baixa procura das mulheres pela mamografia na rede municipal
Juiz que condenou réus do ‘Caso Djidja’ é aposentado compulsoriamente por suspeita de venda de sentenças
Presidente Roberto Cidade assegura recursos de emendas parlamentares para levar água às famílias de Manicoré
Em busca do bicampeonato, Boi Garantido anuncia o tema para o Festival de Parintins 2026