Nesta sexta-feira (3), no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Comandante Dan (PSC) realizou o lançamento do seu livro “Do Planejamento à Tática para as Melhores Práticas – Case: Presidente Figueiredo – AM”.
A obra é um compilado de relatos da implantação de um modelo de Segurança Pública integrada, realizado enquanto esteve secretário Municipal de Ordem Pública e Integração de Presidente Figueiredo (distante 117 km de Manaus em linha reta), entre os anos de 2018 e 2019.
Na cerimônia também estiveram presentes o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), o deputado João Luiz (Republicanos), além das deputadas Débora Menezes (PL) e Mayra Dias (Avante).
Comandante Dan falou sobre a obra. “O livro começa com um memorial da história e depois apresenta a sistematização de um modelo de segurança pública inovador que implantamos, no município de Presidente Figueiredo. O modelo foi referência nacional para todo Brasil. Por conta disso participamos da elaboração do Plano Nacional de Segurança Pública. É uma semente para diversas outras experiências. Espero que prefeitos e gestores possam aproveitá-lo no auxílio da implantação de um sistema integrado de segurança pública” destacou.
O então prefeito de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça, falou sobre a prestação de serviços na área de Segurança Pública no interior. “Quando acontece algum fato desagradável de violência no interior, de imediatos conhecemos e sabemos quem foi a vítima, é diferente do Estado, que quando acontece algo assim a vítima é mais um número. E o Dan chegou ao município com a proposta de fazer uma segurança pública dentro do município, e isso foi abraçado por todos. O Dan avançou as coisas não apenas na segurança, mas na gestão. A integração de todas as secretarias para a boa prestação do serviço público trouxe muitas vantagens”, elogiou.
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Coronel Orleilso Muniz, falou sobre a importância de compilar e divulgar as boas práticas. “Quando o Coronel Dan me convidou para ir à Brasília, transportamos para lá tudo o que desenvolvemos em Manaus, que foi um laboratório de sucesso. Hoje, o modelo de Segurança Pública Integrada Nacional nasceu conosco e tudo isso está nessa obra”, reiterou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja