Juarez Lima, ícone do Festival de Parintins, morre aos 58 anos na Áustria

Juarez Lima, ícone do Festival de Parintins, morre aos 58 anos na Áustria

Juarez Lima, renomado artista plástico e figura central no Festival de Parintins, faleceu nesta sexta-feira (22), aos 58 anos, na Áustria, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O artista estava no país europeu há quatro meses, trabalhando em projetos artísticos.

Segundo a Rede Amazônica, Juarez sofreu o AVC na última terça-feira (19). Ele foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu. O artista, que também liderava a Romaria das Águas em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, era um dos maiores nomes da arte parintinense, tendo revolucionado a produção de alegorias no tradicional festival.

Os bois Caprichoso e Garantido, protagonistas do evento, lamentaram a perda em notas oficiais. O Caprichoso, atual campeão, decretou luto de três dias e destacou que Juarez foi “mestre de gerações” e criador de peças icônicas como “Mãe Natureza” e “Boitatá”. Veja nota:

“O boi Caprichoso lamenta profundamente a partida de Juarez Lima, um dos maiores nomes da arte parintinense. Juarez foi um mestre que produziu e formou gerações de artistas, entre eles Rossy Amoedo, atual presidente do boi negro de Parintins. Marcou momentos importantes com alegorias como a Mãe Natureza, Ayma Sunhé, Serpente Dinahí, a Lendária Boitatá entre outras”.

O Garantido também reconheceu sua relevância como discípulo de Jair Mendes e responsável por elevar o festival a novos patamares.

O artista era viúvo e deixa dois filhos. Informações sobre o translado do corpo, velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.

➡️Mais notícias sobre Cultura, você encontra aqui.

(Foto de capa: Arquivo Pessoal)

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Categorias:
Compartilhe: