A vacina contra a influenza (gripe) já está disponível para usuários de todas as faixas etárias, a partir dos 6 meses de idade, em mais de 160 salas de unidades básicas da Prefeitura de Manaus, a partir desta segunda-feira, 25/11. Responsável pela coordenação da campanha de vacinação no município, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que os pontos de imunização estão distribuídos em todas as zonas geográficas da capital.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que a Semsa dispõe de mais de 400 mil doses da vacina influenza trivalente em estoque para atender o público em busca da proteção contra a gripe.
“A campanha contra a influenza vai até o dia 31 de janeiro, e estamos chamando a população de todas as idades para se vacinar até lá. Estamos no início do período de chuvas, quando a gripe costuma bater à porta de casa, por isso não deixe para depois”, enfatiza a secretária.
Shádia orienta os usuários a buscarem o posto de vacina mais próximo de suas casas, levando documento oficial de identidade, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e, se tiver, cartão de vacina. A lista de locais, indica ela, pode ser conferida em manaus.am.gov.br/semsa, no item “Vacinação”, ou pelo link direto bit.ly/salasinfluenza.
“Temos unidades com horário estendido, que funcionam até as 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h, além da clínica da família Carmen Nicolau, na zona Norte, que atende de domingo a domingo. Consulte a lista, sempre tem uma unidade próxima de você”, complementou.
Conforme a secretária, a ampliação da vacinação ocorre como forma de oportunizar a proteção para uma parcela maior da população, diante da baixa adesão dos grupos prioritários à imunização. Ela aponta que, quase três meses após o início da campanha na região Norte, no dia 2/9, a cobertura entre crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias do parto) e indígenas se mantém na faixa de 35%, longe da meta de 90% definida pelo Ministério da Saúde.
“Queremos deixar um alerta para esses públicos, pois eles são os mais vulneráveis à gripe, podem agravar em razão da doença e até precisar de hospitalização. A vacina é a principal arma contra essa doença e é extremamente importante para a proteção desses grupos”, reforça.
Manaus apresenta cobertura vacinal contra a influenza de 35,88%, com um total de 229.288 doses aplicadas desde o início da campanha. Desse total, 146.524 foram aplicadas em crianças, idosos, gestantes, puérperas e indígenas vivendo em terras indígenas. As informações são do Ministério da Saúde, a partir de dados contidos da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) até este domingo, 24/11.
Imunizante
A vacina influenza trivalente, utilizada na campanha de imunização em todo o país, protege contra três cepas dos vírus Influenza A e B. O imunizante é seguro e pode ser administrado com outros do calendário nacional de vacinação.
“A vacina é indicada para todos os adultos, jovens, idosos, crianças e bebês a partir de 6 meses. Mas, se você tem gripe ou tem diagnóstico de Covid-19, com quadro febril agudo ou moderado, a orientação é esperar a melhora dos sintomas, e só aí buscar a unidade de saúde”, recomenda Shádia.
A secretária reitera que a vacinação é a principal forma de prevenção da gripe, que costuma causar febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça, entre outros sintomas comuns.
➡️Mais notícias sobre Saúde&Bem-Estar, você encontra aqui.
(Texto: Jony Clay Borges/Semsa. Foto de capa: Divulgação/Semsa)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dia Mundial do Diabetes: a importância da nutrição no tratamento da doença
Chegada do Papai Noel no “Natal de Luz e Esperança” do Shopping Cidade Leste acontece no dia 28 de novembro
Espetáculo ‘Um Sonho de Natal’ estreia dia 14 de dezembro na Nova Igreja Batista
Vacina contra gripe está disponível para população geral em Manaus
Prefeitura amplia ações contra lixeiras viciadas e promove conscientização ambiental em Manaus
Legislação de combate a violência contra a mulher ganha reforço a partir de Leis de autoria do deputado Roberto Cidade