Depois de uma denúncia feita pela deputada estadual Joana Darc (UB), uma mulher de 59 anos, que não teve a identidade revelada, foi presa preventivamente pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), após pedido da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), na quarta-feira (11/12), por crime de maus-tratos aos animais.
A suspeita é acusada de atear fogo e matar um filhote de gatos no dia 13 de agosto deste ano, no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus. Na época, uma criança detalhou a cena do crime por meio de áudio: “Foi com óleo! Ela pegou e pipocou (sic) o papelão, botou em cima dos gatinhos, tacou óleo… e botou fogo com fósforo”.
Leia também:
- Após denúncia da deputada Joana Darc, mulher é presa por atear fogo em gato no Tancredo Neves;
- Câmara aprova castração química para pedófilos; proposta vai ao Senado;
- Senado aprova regulamentação da reforma tributária: proposta segue para a Câmara;
Presidente da Comissão de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Joana Darc parabenizou o trabalho da polícia e ressaltou a importância da população denunciar casos de maus-tratos com os animais.
“Parabenizo a polícia do Amazonas por essa ação. Isso é uma vitória para a causa animal, pois fecha qualquer brecha que possa dizer que os animais não são dignos de viver. Por isso, é importante a população denunciar. O que essa mulher fez foi hediondo, pois além de assassinar, de forma cruel, dois gatinhos, ela fez tudo isso em frente às crianças que estavam na rua, incluindo sua neta. A justiça foi feita e que ela pague pelo crime que cometeu”, disse.
Relembre o caso
Segundo testemunhas, a mulher capturou os dois gatos após sua neta tentar ajudá-los, colocou numa caixa de papelão e ateou fogo. Um gato morreu carbonizado, outro foi resgatado e ficou em tratamento intensivo, porém, mesmo com atendimento médico veterinário, o animal faleceu devido à inalação da fumaça.
Crime de maus-tratos
No Brasil, maus-tratos aos animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98. Com a aprovação da Lei Federal nº 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se trata de cão ou gato.
Qualquer ação criminosa pode ser denunciada no disque denúncia 181 ou pelo 190. Além disso, os crimes de maus-tratos aos animais, sejam domésticos ou silvestres, podem ser direcionados à Central de Atendimento da Deputada Joana Darc através do (92) 98211-1111.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Fotos: Matheus Ponce
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MPAM acompanha caso de indígena vítima de abuso sexual durante custódia no interior do Estado
Festival Folclórico do Sesc acontece neste fim de semana, com entrada gratuita
Roberto Cidade propõe criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior do Amazonas
Autora da lei que multa quem praticar zoofilia, deputada Joana Darc resgata cadela vítima de abuso em Tefé
Carlos do Complexo se apresenta em Manaus em noite eletrônica promovida pela Banana Frita
Campeonato Amazonense de Muay Thai 2025 reúne mais de 180 atletas em Manaus