Quatro policiais militares foram presos na manhã deste sábado (14), em Manaus, após serem flagrados em um vídeo agredindo e detendo de forma irregular um comerciante no bairro Colônia Santo Antônio, Zona Norte da capital. A ação foi coordenada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), com apoio da Polícia Militar, e ocorreu após a repercussão das imagens nas redes sociais.
O incidente ocorreu no início desta semana e foi registrado pelas câmeras de segurança do comércio. Nas imagens, é possível ver o comerciante sentado quando dois policiais entram no estabelecimento. Um deles dá um tapa no rosto do homem, enquanto o outro o imobiliza. Em seguida, o comerciante é retirado do local por um dos agentes, enquanto o outro faz uma espécie de vistoria no interior do comércio usando uma lanterna.
Leia também:
- Barbaridade em Borba: mulher é esquartejada e corpo incinerado em forno de farinha;
- Após denúncia da deputada Joana Darc, mulher é presa por atear fogo em gato no Tancredo Neves;
- PM apreende helicóptero com drogas avaliadas em R$ 5 milhões no interior do Amazonas;
De acordo com o Ministério Público, após a abordagem, os policiais elaboraram um Boletim de Ocorrência (B.O.) relatando que o comerciante havia sido detido em via pública portando drogas. No documento, os agentes alegaram ainda que ele teria entregue mais entorpecentes durante a abordagem. No entanto, as investigações apontaram que essas informações eram falsas, e que a prisão ocorreu dentro do estabelecimento, sem indícios do envolvimento do comerciante com drogas.
Investigação e prisão
Com a divulgação do vídeo, o MP instaurou uma investigação por meio da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap) e do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Caocrimo). Os mandados de prisão preventiva dos policiais foram expedidos pelo juiz Fábio Lopes Alfaia e cumpridos na manhã deste sábado.
Segundo o MP, os policiais não sabiam que estavam sendo gravados. O vídeo foi crucial para desmontar a narrativa apresentada pelos agentes no B.O. e embasar as prisões.
Audiência e procedimentos
Os policiais devem passar por audiência de custódia ainda neste sábado no Fórum Henoch Reis, localizado no bairro São Francisco, Zona Sul de Manaus. A audiência não avaliará o mérito das acusações, mas verificará se o flagrante atendeu aos requisitos legais.
Caso a prisão seja homologada, os policiais deverão ser encaminhados a um quartel da Polícia Militar, onde permanecerão detidos enquanto avançam as investigações.
O Departamento de Disciplina da Polícia Militar acompanha o caso e deve instaurar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para avaliar a conduta dos policiais envolvidos. Dependendo do resultado, eles podem ser expulsos da corporação.
Após o ocorrido, o comerciante decidiu fechar temporariamente seu estabelecimento, temendo represálias. Ele já foi ouvido pelas autoridades e aguarda desdobramentos das investigações.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Imagem: Reprodução
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Especialistas desmentem boatos sobre GPS americano e destacam alternativas já acessíveis ao Brasil
Bolsonaro permanece em casa no domingo após instalação de tornozeleira eletrônica determinada pelo STF
Prefeitura de Manaus retira até 400 toneladas de lixo do rio Negro em nova operação de transbordo
Unidade de Saúde da Mulher da zona Leste atenderá em novo endereço
Defensoria Pública tenta evitar remoção de flutuantes no Tarumã e busca solução para famílias afetadas em Manaus
Agricultores do Médio Solimões recebem estrutura tecnológica para fortalecer produção tradicional de farinha Uarini