Deputada Joana Darc acusa Latam Brasil de negar transporte para cachorro de suporte emocional de criança autista

Deputada Joana Darc acusa Latam Brasil de negar transporte para cachorro de suporte emocional de criança autista

A deputada estadual Joana Darc (UB) fez um apelo e acusou a empresa aérea Latam Airlines, por meio das redes sociais, nesta quarta-feira (15/01), de negar transporte para cães de suporte emocional de duas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A parlamentar alega que a empresa não está cumprindo a lei, desrespeitando a família e os animais.

O caso veio à tona quando Fabiana Braga de Castro, 52 anos, mãe das crianças com TEA, procurou Joana Darc para falar sobre o assunto, na esperança de tentar reverter a situação. Apesar de todas as tentativas de conversação com a empresa, a situação permanece a mesma, com o impedimento de Fabiana e seus filhos viajarem com os animais de suporte emocional.

“Tem uma família atípica, uma mãe, com duas crianças autistas, aqui em Manaus, que é a Fabiana Braga e seus filhos, que vão se mudar para outro estado e decidiram não abandonar os seus animais. Eu quero fazer esse apelo porque nós já tentamos de tudo, mas a Latam não cede o embarque dos animais de suporte emocional para as crianças”, detalhou.

Mãe Atípica e Vice-presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) Joana Darc disse que ajudou a família com todos os requisitos necessários para o embarque dos animais. Contudo, a Latam respondeu de forma negativa à permanência dos animais com as crianças.

“Ajudamos com o atestado de saúde para os animais viajarem, mas agora tivemos esse impedimento da Latam. E as desculpas dadas pela empresa são todas contra a lei”, ressaltou.

Todos requisitos cumpridos

Fabiana Braga, mãe atípica de duas crianças com TEA, afirmou que a filha está aos prantos, chorando por toda a situação. Além disso, ela defende que cumpriu todos os requisitos solicitados pela Latam para que os animais embarcassem normalmente.

“Eu tenho dois filhos autistas. A minha filha está chorando muito e eu não sei o que fazer. Fizemos a reserva dos pets desde dezembro, e os cachorros estão saudáveis, tudo com autorização dos veterinários, vacinados, nas caixas de transportes do jeito que a Latam exigiu, e isso acontece agora”, disse.

Em busca de justiça

A parlamentar afirmou que a lei não está sendo cumprida pela Latam e, ainda, está buscando justiça no Poder Judiciário do Amazonas para que toda situação seja resolvida antes de sexta-feira (17), quando a viagem da família Braga acontece.

“A Latam não está cumprindo a lei, aqui no Amazonas, com relação ao embarque desses animais e estamos recorrendo à Justiça. Estamos dando voz a esse caso, fazendo esse apelo para que a gente ajude a Fabiana, seus dois filhos autistas e os animais também”, finalizou.

📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.

Foto: Assessoria de Comunicação

Categorias:
Compartilhe: