Prazo para inscrição no Sisu 2025 termina hoje às 23h59

Prazo para inscrição no Sisu 2025 termina hoje às 23h59

Os candidatos interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior têm até as 23h59 desta terça-feira (21) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.

De acordo com o cronograma do Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro, com matrículas iniciando em 27 de janeiro. Quem não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse na lista de espera entre os dias 26 e 31 de janeiro.

Quem pode se inscrever

Podem participar do Sisu 2025 os candidatos que fizeram o Enem 2024, exceto na condição de treineiros, e não zeraram a redação. As vagas serão preenchidas com base na média das notas obtidas no exame, respeitando a classificação nas instituições e cursos escolhidos.

Passo a passo da inscrição

  1. Acesse o Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
  2. Clique em “fazer inscrição” na página do Sisu.
  3. Faça login com a conta gov.br ou realize o cadastro.
  4. Confirme os dados e preencha o formulário socioeconômico para políticas afirmativas.
  5. Escolha até duas opções de curso e confirme.

O sistema exibe informações sobre a classificação parcial e as opções selecionadas na aba “minha inscrição”.

Oferta de vagas

Nesta edição, são 261.779 vagas ofertadas em universidades e institutos públicos de todo o Brasil. Minas Gerais lidera o número de oportunidades, com 34.049 vagas, seguido pelo Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268).

Destas vagas, mais de 68 mil são destinadas ao programa Pé-de-Meia Licenciaturas, vinculado ao Mais Professores para o Brasil, que incentiva a formação em cursos de licenciatura.

Os candidatos devem ficar atentos aos prazos e regras para garantir a inscrição no Sisu 2025.

➡️Mais notícias sobre Educação, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Categorias:
Compartilhe: