Foi inaugurado neste sábado (1º/2), na Aldeia Indígena Inhaã-bé, no Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus, o primeiro cinema indígena do Norte do Brasil. O espaço faz parte do projeto “Cine Aldeia”, idealizado pela produtora indígena Thaís Kokama e contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).
Criado em 2019, o projeto começou com exibições de filmes para crianças e, ao longo dos anos, promoveu atividades e oficinas de cinema na aldeia. O local também serviu como cenário para produções audiovisuais nacionais e internacionais, incentivando a comunidade indígena a se engajar na produção cinematográfica.
O presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou a importância do cinema indígena para a valorização cultural dos povos originários. “Esse é o primeiro cinema indígena dentro de uma aldeia, e reconhecemos o esforço da Prefeitura de Manaus em apoiar essa iniciativa, valorizando nossas raízes étnicas”, afirmou.
Durante a inauguração, foram exibidos oito curtas-metragens, que permanecerão em cartaz nos primeiros meses de 2025. Além disso, o evento marcou o lançamento do documentário “Traços da Resistência”, dirigido por Thaís Kokama.
O “Cine Aldeia” foi um dos projetos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Audiovisual (Edital 004/2023), com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
➡️Mais notícias sobre Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
(Fotos – João Viana/ Semcom)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Rita Prossi leva mais uma vez a Amazônia ao mundo com sua arte no 1º Concurso Amazon Day em Nova York
Polícia procura sargento suspeito de matar idoso após agressão em bar de Manaus
Manaus inaugura primeiro cinema indígena do Norte na Aldeia Inhaã-bé
Rio Negro mantém alta em janeiro e ultrapassa 22 metros em Manaus
Boi Garantido inicia temporada bovina e apoia a revitalização do centro de Manaus
Rodrigo Bocardi fora da Globo: Escândalo ético e dívidas de R$ 3,5 milhões de empresas