Milton Nascimento embarcou para Los Angeles, na última semana de janeiro para participar do Grammy, o maior prêmio da música mundial, como ele mesmo compartilhou nas redes sociais. O cantor de 82 anos não levou o gramofone, mas viu seu nome envolvido em uma polêmica após não comparecer ao evento, que aconteceu neste domingo (2).
Parceira musical do cantor mineiro no álbum “Milton + Esperanza”, que concorria à estatueta na categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz, a americana Esperanza Spalding demonstrou indignação por não haver um lugar reservado para o artista em uma das mesas destinadas aos indicados na premiação. Em protesto, ela compartilhou uma postagem nas redes sociais explicando o ocorrido.
“Foi recusado a Milton um lugar nas mesas para a cerimônia deste ano. Isso não me agradou. Não estou falando de uma vitória no Grammy […], estou falando de uma cadeira física, aqui nesta mesa em que estou sentada”, reclamou a norte-americana, em meio ao evento, lamentando os critérios que levaram a tal distribuição dos convidados.
“Estou brava por essa lenda viva não ter sido considerada suficientemente importante para sentar entre os ‘artistas A’, ou como as mesas no andar principal estão organizadas. Grite se você nos vir na TV”, pediu Esperanza, exibindo ainda uma foto de Milton Nascimento com a legenda: “Essa lenda viva deveria estar sentada aqui”.
Nesta segunda-feira (3), a assessoria do artista de 82 anos esclareceu que ele “não foi barrado e nem privado de ter um assento na cerimônia principal do Grammy” , mas sim que optou por não comparecer ao evento. Na véspera da premiação, a equipe de Milton constatou que não havia um assento reservado para ele em uma das mesas designadas aos indicados ao prêmio. Leia o post:
“Quando observamos os convites, constatamos que a Academia havia destinado um lugar para Esperanza […] nas mesas, entre os artistas principais ali presentes, enquanto destinaram para a lenda brasileira um lugar na arquibancada, desconsiderando não só toda a sua trajetória e prestígio em todo o mundo, como a sua idade avançada e impossibilidade de subir ou descer escadas”, iniciou a nota, justificando ainda a ausência do artista na cerimônia principal.
Quando questionados pela equipe de Esperanza, alegaram que ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo. Tendo em vista a carreira vitoriosa, o reconhecimento e o respeito conquistados pelo genial artista brasileiro, optamos pela ausência dele na cerimônia principal. Obrigado por todo o apoio, carinho e preocupação que todos estão nos dedicando. O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento.
— Equipe de Milton Nascimento
Anônimos e famosos, entre os quais Fátima Bernardes, Serginho Groisman e Tiago Iorc apoiaram o cantor com comentários na publicação. “Estávamos aqui na torcida pelos gringos, na verdade, pela chance de conhecerem mais de perto Milton Nascimento. Perderam eles”, escreveu o ator Alexandre Nero.
Com mais de 60 anos de carreira e dono de sucessos memoráveis, como “Amigo” e “Canção da América”, Milton se despediu dos palcos em novembro de 2022. Ele dedicou a derradeira apresentação de “A Última Sessão da Música”, que aconteceu no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, à amiga Gal Costa, que morreu em decorrência de um infarto, quatro dias antes do show.
Em 2025, Bituca — apelido pelo qual o cantor é conhecido entre os amigos — terá sua história contada na Marques de Sapucaí pela Portela sob o tema “Cantar Será Buscar o Caminho que Vai Dar no Sol – Uma Homenagem a Milton Nascimento”. A escola carioca será a última a desfilar dia 3 de março.
➡️Mais notícias sobre Entretenimento, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
(Capa: Milton Nascimento — Foto: Instagram)


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Galo de Manaus confirma edição 2026 com tema que valoriza ritmos e manifestações da cultura popular brasileira
Oscar 2026: filme brasileiro “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias
Carnaval na Floresta 2026: escolas do Grupo Especial assinam regulamento e nenhuma será rebaixada neste ano
Operação Iara: Polícias do AM e PA apreendem 250 kg de cocaína e bloqueiam R$ 4,8 milhões do crime organizado
PC-AM e Receita Federal apreendem 50 kg de maconha escondidos em freezer de transportadora em Manaus
Projeto de Roberto Cidade prevê garantia de bombas de insulina e sensores de glicose a pessoa com diabetes no Amazonas