Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), comandou nesta quinta-feira (13/02), a Sessão Plenário que apreciou 32 matérias legislativas, entre elas, as três oriundas de mensagens governamentais que criaram as Secretarias da Pessoa com Deficiência, de Proteção Animal e de Pesca e Aquicultura.
“Há muito tempo a Pessoa com Deficiência precisa de uma atenção diferenciada, o que passa a acontecer, mais efetivamente, a partir da criação da Secretaria. A Proteção Animal, a Pesca e a Aquicultura também serão mais valorizadas a partir disso. Hoje, infelizmente, o tambaqui que comemos em Manaus vem em sua maioria de Rondônia. Com uma Secretaria própria, a intenção é buscar meios para que essa produção seja incrementada e possamos melhorar a piscicultura no Estado”, apontou o deputado presidente.
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) foi criada a partir do Projeto de Lei nº 54/2025, a Secretaria de Estado de Proteção Animal (SEPET) pelo PL nº 55/2025 e a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (SEPA), pelo PL no 56/2025.
SEPcD
Conforme a Mensagem Governamental enviada à Aleam, a SEPcD atuará, em conjunto e em articulação com os demais órgãos e entidades estaduais, de modo a garantir o exercício dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência, que são o direito à vida, à habilitação e à reabilitação, à saúde e atendimento prioritário, à educação, à moradia, ao trabalho, à habilitação e reabilitação profissional.
A proposta também quer garantir o direito à assistência social, à previdência social, à cultura, esporte, turismo e lazer, ao transporte e à mobilidade e à acessibilidade de modo a garantir a independência e o exercício dos direitos de cidadania e de participação social da pessoa com deficiência.
SEPET
A propositura pretende planejar, gerenciar, propor, acompanhar, avaliar e implementar políticas públicas, programas e projetos voltados à saúde, à proteção, à defesa, ao bem-estar e aos direitos dos animais, no Estado do Amazonas.
Além da manutenção e ampliação dos serviços já prestados, o Estado promoverá a inauguração do Hospital Público Veterinário, que oportunizará a inédita oferta de atendimento gratuito aos animais de pessoas de baixa renda e para animais de rua.
“A causa animal é uma pauta que vem crescendo a cada ano e a criação de uma Secretaria permitirá que o governo dê mais suporte na atenção aos animais não só em Manaus, mas como em todo o Estado do Amazonas”, destacou o presidente.
SEPA
A Secretaria tem o objetivo de potencializar as vantagens comparativas do Estado, dinamizar a economia, promover a conservação ambiental, respeitar os aspectos culturais, promover o abastecimento de pescado e melhorar a qualidade de vida dos pescadores, aquicultores e seus familiares.
A nova pasta também será responsável pelo acompanhamento in loco das necessidades e aplicação das políticas públicas, incentivando assim a geração de renda no interior e, de consequência, reduzindo o êxodo rural.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Assessoria de Comunicação: Michele Gouvêa
Foto: Herick Pereira
➡️ Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EUA pedem que Ucrânia cesse ‘insultos’ contra Trump em meio a tensão diplomática
Sesc Amazonas abre 300 vagas gratuitas para crianças em seis modalidades esportivas
Ruas de Manaus serão interditadas para blocos de Carnaval neste fim de semana
Roberto Cidade amplia atuação para o fortalecimento da atenção a crianças e adolescentes com TEA
Oscar 2025: Brasil torce por “Ainda Estou Aqui”; confira data, onde assistir e indicados
Whindersson Nunes se interna em clínica psiquiátrica para cuidar da saúde mental