O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), voltou a se indignar, na tribuna do plenário Ruy Araújo, nesta quarta-feira (19/2), com a morosidade do Governo Federal com a retomada das obras da rodovia BR-319. “O Brasil precisa olhar para o Amazonas como um estado que faz parte da Federação, que tem direitos e que precisa ter a BR-319 pavimentada. Por que as estradas do Pará saem? Por que as obras em outros estados saem e a BR-319 não sai?”, argumentou o presidente.
Para o deputado presidente, o Governo Federal precisa ter a sensibilidade de olhar para as necessidades dos amazônidas e o compromisso de garantir o ir e vir do cidadão, o que favorece não apenas a dignidade humana, mas também a economia e os ecossistemas regionais.
Cidade voltou a cobrar que o Governo Federal retome a pavimentação do trecho do meio da BR-319. Ele sugeriu ao deputado Sinésio Campos, líder do PT na Aleam, que atue na intermediação junto à Presidência da República para que os deputados estaduais, juntamente com a bancada federal do Amazonas, possam apresentar, pessoalmente, os argumentos em defesa da recuperação viária da rodovia.
“Na pandemia da Covid-19 sofremos e no dia a dia também sofremos com a falta de logística. Em 2019, quando cheguei nesta Casa, me tornei presidente da Comissão de Transporte e, na época, eu, o governador Wilson Lima, o então ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, percorremos a 319. Foi um momento de otimismo, mas, infelizmente, nada foi para a frente. Recentemente, soubemos que o Governo Federal se comprometeu em começar o processo licitatório para a pavimentação da BR-319 a partir de abril. Não podemos ficar calados. A bandeira da BR-319 é de todos. Precisamos ter a estrada pavimentada e funcionando, coisa que não acontece há muitos anos”, declarou.
Pontes colapsadas
O parlamentar relembrou, ainda, que a falta de responsabilidade com os cidadãos do Amazonas é tanta que, há dois anos, as pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim colapsaram, levaram a óbito quatro pessoas, deixaram 14 feridos, além de terem prejudicado milhares de pessoas, sobretudo, dos municípios de Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Nova Olinda do Norte e Manaquiri e, até agora, a recuperação não foi efetivada.
“Nosso povo está sofrendo. Nós retroagimos. Quem sai de Manaus para o Careiro, para Manaquiri e para esses municípios diretamente afetados passa por inúmeros transtornos. O pior é que não há previsão para que os problemas sejam solucionados. Se o Governo Federal começar a licitação neste ano, não conseguirá concluir a obra tão cedo. Essa é uma obra de mais de cinco anos, mas precisa começar. A gente precisa dar o primeiro passo. Eu torço para que o Governo Federal se sensibilize”, cobrou.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Assessoria de Comunicação: Michele Gouvêa
Foto: Herick Pereira
➡️ Mais notícias sobre “Política”, você encontra aqui.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Presidente Roberto Cidade destaca avanços do Parlamento em 2025 durante encerramento dos trabalhos legislativos
Cidadãos podem registrar ocorrências policiais online através do sistema DEVIR
Super Centro de Diagnóstico de Câncer: FCecon recebe equipe do A.C.Camargo
Prefeitura garante mobilidade durante corrida e concurso neste domingo, 14/12
Última parcela do IPTU 2025 vence nesta segunda-feira, 15/12, e contribuintes ainda podem garantir participação no IPTU Premiado
Sob comando do presidente Roberto Cidade, 26 personalidades recebem a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo na Aleam