A partir de sexta-feira (28), bancos e instituições financeiras devem disponibilizar o PIX por aproximação para seus clientes, conforme regulamentação do Banco Central. A nova modalidade permitirá pagamentos apenas aproximando o celular da máquina do lojista, sem necessidade de QR Code.
Além disso, o PIX poderá ser integrado a carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google. No entanto, até o momento, apenas o Google recebeu autorização do Banco Central para intermediar pagamentos dessa forma.
Como funciona o PIX por aproximação?
Diferente do método atual com QR Code, que exige a leitura de um código gerado pelo comerciante, o PIX por aproximação será mais rápido e intuitivo. O cliente deverá selecionar a opção no aplicativo do banco e aproximar o celular da maquininha. O processo pode variar de acordo com cada instituição financeira.
Para usar o PIX em carteiras digitais, será necessário vincular a conta bancária, da mesma forma que ocorre com cartões de crédito.
O Banco Central estabeleceu um limite inicial de R$ 500 por transação, mas os usuários poderão personalizar os valores máximos diários conforme suas preferências.
➡️Mais notícias sobre Economia&Business, você encontra aqui.
(Foto: Reprodução/TV Globo)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Presidente Roberto Cidade reforça compromisso com políticas públicas para a terceira idade
Justiça manda soltar guardas municipais acusados de tortura contra morador de rua em Manaus
Samba Manaus anuncia última edição em 2026 e promete uma despedida histórica
Plano Brasis chega ao Amazonas e apresentará estratégias para promover o turismo internacional no estado
No Julho Verde, presidente Roberto Cidade destaca leis de sua autoria que auxiliam no combate e na prevenção ao câncer no Amazonas
Curso de moda indígena conclui primeira etapa de desenho técnico