A partir de sexta-feira (28), bancos e instituições financeiras devem disponibilizar o PIX por aproximação para seus clientes, conforme regulamentação do Banco Central. A nova modalidade permitirá pagamentos apenas aproximando o celular da máquina do lojista, sem necessidade de QR Code.
Além disso, o PIX poderá ser integrado a carteiras digitais como Apple Pay, Samsung Pay e Carteira do Google. No entanto, até o momento, apenas o Google recebeu autorização do Banco Central para intermediar pagamentos dessa forma.
Como funciona o PIX por aproximação?
Diferente do método atual com QR Code, que exige a leitura de um código gerado pelo comerciante, o PIX por aproximação será mais rápido e intuitivo. O cliente deverá selecionar a opção no aplicativo do banco e aproximar o celular da maquininha. O processo pode variar de acordo com cada instituição financeira.
Para usar o PIX em carteiras digitais, será necessário vincular a conta bancária, da mesma forma que ocorre com cartões de crédito.
O Banco Central estabeleceu um limite inicial de R$ 500 por transação, mas os usuários poderão personalizar os valores máximos diários conforme suas preferências.
➡️Mais notícias sobre Economia&Business, você encontra aqui.
(Foto: Reprodução/TV Globo)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Amazonas tem a menor taxa de desmatamento desde 2017, aponta Prodes
Pirarucu manejado da RDS Mamirauá segue à venda nesta semana em Manaus
Vendas oficiais para o Festival de Parintins 2026 começam no dia 7 de novembro
Operação Black Friday: Procon-AM inicia ações de orientação em lojas de Manaus
Caprichoso lança terceira toada da temporada: “O-Mukaiá” já está disponível nas plataformas digitais
Roberto Cidade apresenta PL que protege consumidores de mudanças não informadas no limite de crédito