Para celebrar os grandes nomes do bebop e destacar sua conexão com a música brasileira e o blues, a Amazonas Band apresenta o espetáculo “Za Ba Doo Bop”, no dia 26 de março, às 19h, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, no Centro. O evento realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem entrada gratuita e por ordem de chegada.
O programa da noite traz composições que evidenciam o legado do bebop e sua fusão com outros estilos, entre as composições estão “Za Ba Doo Bop”, do compositor, arranjador e trompetista americano Daniel Barry; “Burnin’ Blues for Charlie Parker”, do educador e saxofonista tenor Don Menza; “Moderninho”, saxofonista e arranjador brasileiro Maestro Cipó; “A Minor Excursion”, do compositor e arranjador americano David Caffey; “Sax Shooter”, do saxofonista alto Lennie Niehaus; e “Öckerö”.
Outras canções vão ser “Donna Lee”, do histórico saxofonista Charlie Parker, que vai contar com arranjos de Rick Lawn; “Batida Diferente”, do violonista brasileiro Durval Ferreira, com arranjos de Rui Carvalho; e “Moanin”, do pianista Bobby Timmons, junto de arranjos de Quincy Jones.
“Vamos explorar temas de alguns dos mais importantes artistas do movimento bebop, estabelecendo conexões com a música brasileira e o blues. Além de apresentar composições emblemáticas, haverá contextualização de seus autores e sua influência no jazz mundial. Sem dúvida, uma noite inesquecível”, define o maestro e regente da Amazonas Band, Rui Carvalho.
Este será o primeiro de uma série de concertos que a Amazonas Band realizará mensalmente no Teatro da Instalação ao longo de 2025. Cada espetáculo vai abordar um tema específico sobre o universo do jazz. Além disso, a proposta é transformar o espaço éum Jazz Café com programação permanente.
(FOTOS: Aguillar Abecassis)
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Justiça atende recurso do MPAM e decreta prisão preventiva de policial preso com metralhadoras de guerra em Manaus
Neste Maio Laranja, Roberto Cidade reforça leis de sua autoria que ampliam mecanismos de proteção para crianças e adolescentes
Em Manaus, último dia do “Registre-se!” será reservado apenas para atendimentos de retorno
União Brasil intensifica ações em defesa das crianças e adolescentes, no Amazonas, durante o Maio Laranja
Período do Defeso Florestal chega ao fim nesta quinta-feira no Amazonas
In Cena Produções leva filme musical ao mercado de Cannes com Cella Bártholo