Mais de 2 mil atletas participaram neste fim de semana, 22 e 23 de março, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus, da 38ª edição do Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu Gi e Nogi. A organização foi da Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM), que exaltou a tradição do evento que mais revela campeões para o cenário nacional e internacional.
“O evento é o mais antigo do jiu-jítsu amazonense e foi um sucesso, com mais de 2 mil atletas inscritos e excelentes combates nos dias de competição. Em nome da FJJAM, agradecemos a participação dos atletas, professores, academias e projetos sociais da capital e interior, e também os municípios e estados vizinhos que disputaram o campeonato”, disse Elvys Damasceno, que presidente da FJJAM.
Além dos combates, o Amazonense foi prestigiado por personalidades da vida pública que abraçam o esporte. Foi o caso do deputado federal Fausto Júnior, que esteve na Arena na manhã de sábado (22). No domingo, estiveram no palco das lutas o vereador Eduardo Assis, o diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte, Joel Silva, e o deputado estadual Mário César Filho.
“O jiu-jítsu tem uma importância muito grande no aspecto social, então a presença dos parlamentares e dos gestores é fundamental para que eles vejam a abrangência do jiu-jítsu no nosso estado. A partir dessa percepção, eles passam a apoiar mais atletas e projetos sociais”, comentou o presidente da FJJAM.









Aventura amazônica
Um exemplo da capilaridade do jiu-jítsu no Amazonas foi a participação da Escola Indígena de Jiu-Jítsu Brasileiro Márcio Almeida, de São Gabriel da Cachoeira. A equipe viajou 36 horas de barco expresso da terra natal até Manaus. Segundo o líder da agremiação, Márcio Almeida, e um dos seus apoiadores, Edivan Lizardo, a aventura valeu a pena e o saldo foi bastante positivo.
“O desempenho da equipe foi muito bom, pois conquistamos 15 medalhas, sendo 9 de ouro, 2 de prata e 4 de bronze. Mostramos a força do jiu-jítsu de São Gabriel da Cachoeira e o talento dos nossos atletas índigenas”, disse o professor Márcio Almeida.
A lenda Victor Hugo
Entre os faixas pretas, um dos campeões de relevo foi o atleta Victor Hugo Nascimento, que é Major da PM e um dos representantes da “old school” do BJJ amazonense. Victo Hugo mantém acesa a chama do jiu-jítsu raiz nas competições estaduais.
Na tarde de domingo (23), o atleta da Equipe 7/CTT teve um desempenho impecável e conquistou três medalhas de ouro no Adulto Preta – na disputa Gi, a categoria super pesado e o absoluto; e na competição Nogi, a categoria super pesado. Cinco vitórias por finalização.
Meninas brilhantes
As meninas também deram um show à parte. Foi o caso de Ramile Oliveira (Escola Melqui Galvão), faixa azul de 18 anos, categoria leve. No sábado (22), ela venceu a competição Nogi (sem quimono) com duas vitórias. No domingo (23), outra medalha de ouro, agora na disputa Gi (com quimono) com três vitórias sem sofrer nenhum ponto. Essa foi o nono título amazonense na carreira da jovem atleta.
“Sei que ainda tenho muito a melhorar e seguir treinando para evoluir cada vez mais. Obrigada a todos que estavam na torcida, aos meus professores que estiveram comigo em cada momento e aos meus patrocinadores pelo apoio”, disse a campeã.
Apoiadores e patrocinadores
O 38º Amazonense da FJJAM contou com os seguintes patrocinadores e apoiadores: Governo do Amazonas (Secretaria de Estado do Desporto e Lazer), Prefeitura de Manaus (Fundação Manaus Esporte), Samel Planos de Saúde, deputado federal Fausto Júnior, deputado estadual Mário César Filho, Magistral/Yara e Jamef Transportes.
➡️Tudo sobre Esportes, você encontra aqui.
(Fotos: Emanuel Mendes Siqueira e Miguel Almeida)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com sets de house e techno, Roque Castro, Reizko e mais quatro DJs agitam festa “Gang Tour Manaus”
Boi Garantido lança álbum “Boi do Povo, Boi do Povão” nas plataformas digitais
No Amazonas, mais de 1,5 mil famílias podem ter direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital
Procon-AM cobra explicações da concessionária de energia sobre apagão que atingiu Manaus e Região Metropolitana
Presidente Roberto Cidade destaca importância do Feclam para a melhoria das atividades parlamentares nos municípios do interior do Amazonas
‘A inclusão é um dever’, destaca deputada Joana Darc ao defender suas propostas para as pessoas autistas