O cuidado com o Povo Caprichoso é uma prioridade da gestão do presidente Rossy Amoedo e do vice-presidente Diego Mascarenhas. Nesse sentido, uma nova ação voltada aos integrantes do bumbá foi realizada na noite desta terça-feira, 15, no curral Zeca Xibelão, com a entrega de mais de 400 pares de tênis.
A iniciativa é resultado de uma ação conjunta entre a presidência do Boi Caprichoso, o Blog Azul e o deputado federal Saullo Vianna. Foram contemplados com os calçados os integrantes de diversos setores, como Raça Azul, Corpo de Dança Caprichoso (CDC), Troup Caprichoso, Vaqueirada e Bailado.
“É muito importante esse olhar de carinho, de atenção. Essas pessoas se doam tanto, se dedicam tanto pelo nosso boi. É uma verdadeira demonstração de amor. Como gestão, precisamos ter esse olhar de carinho e de atenção para essas pessoas que tanto fazem pelo nosso boi”, disse o presidente Rossy Amoedo.
Ao longo do ano, a presidência do Caprichoso realiza inúmeras ações preocupadas em cuidar bem da Nação Azul e Branca. O bumbá disponibiliza ônibus para transporte de brincantes, reforma dos galpões, nova cenografia do curral, lanches durante eventos e demais serviços destinados aos diversos setores do bumbá.
Valorização
O dançarino do CDC, Maurício Siqueira, 24, disse estar feliz pela valorização das pessoas que se doam pelo Caprichoso. “É muito importante, porque nós, dançarinos, praticamente doamos a vida pelo boi. É um amor, e todos os anos a gente está na arena dançando. Então, é só parabenizar o presidente Rossy Amoedo pela iniciativa”, agradece.
Membro da Vaqueirada há 5 anos, o vaqueiro Diego Cursino, 40, parabenizou a ação do presidente Rossy Amoedo. “Acho muito importante, acho legal ele ajudar os brincantes. É uma valorização que dá um gás a mais para a gente ir para a arena. Nesses últimos anos, o Caprichoso vem investindo nisso, e os vaqueiros se sentem mais alegres, mais felizes em receber um calçado desses, de boa qualidade”, revela.
Vinda de Roraima e apaixonada pelo Caprichoso, a integrante da Raça Azul, Ana Flor, mora em Parintins e vê a entrega dos tênis como um gesto de reconhecimento. “Eu acho que é uma ação muito boa, até porque ele reconhece o nosso valor, reconhece o esforço que a gente faz pelo boi, que é algo genuíno, que é algo que a gente gosta. Então, ter esse reconhecimento para todos os brincantes é muito bom. É muito bom ser reconhecido, sabe? Porque a gente está aqui ensaiando quase todos os dias. A gente vai pra lá, pega sol, chuva…e é muito bom ter esse reconhecimento”, destaca.
Escola de Arte – 28 anos
Durante a entrega, o presidente Rossy Amoedo destacou os 28 anos da Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale, que está em processo de reabertura. Ao longo dos tempos, a instituição revelou talentos artísticos como o conselheiro Ericky Nakanome, o apresentador Edmundo Oran, a sinhazinha Valentina Cid, o artista Paulo Pimentel, o coreógrafo Jair Almeida e tantos outros que hoje fazem parte do bumbá.
Rossy agradeceu o apoio da deputada estadual Mayra Dias, que destinou emenda parlamentar para a Escola de Arte; à Prefeitura de Parintins, em nome do prefeito Mateus Assayag; e ao governador Wilson Lima, que também apoiam a iniciativa social e artística do Boi Caprichoso.
(Fotos: Michel Amazonas)
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja