O deputado estadual Roberto Cidade (UB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira, 15/4, para denunciar a concessionária Amazonas Energia que há 10 dias não consegue resolver um problema técnico que deixou grande parte da zona rural de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus) sem o abastecimento regular de energia elétrica. Ao todo, 15 comunidades foram afetadas e, até o momento, a população permanece prejudicada.
“É inadmissível que a população esteja há 10 dias sem energia e, o pior, sem previsão de que o serviço seja restabelecido. Estou encaminhando um requerimento à concessionária cobrando a realização dos reparos de forma imediata e também buscando saber o que aconteceu. É preciso se antecipar aos problemas. O que não pode é que a população continue afetada dessa forma. Até agora, a Amazonas Energia ainda não tem uma solução e os cidadãos continuam prejudicados”, reclamou.
Foram afetadas com a interrupção no fornecimento de energia elétrica as comunidades de: Capanã, Água Azul, Boa Esperança, Democracia, Monte Horebe, Monte Sião, Praia de Nazaré, Santa Maria, Terra Preta, Urucuri, Pandegal, Santa Eva, Terra Preta, Vista Alegre e Jatuarana.
Na ocasião, a concessionária Amazonas Energia informou, por meio de nota, que “no dia 5/4/2025, sábado, a partir de 10h, ocorreu a interrupção não programada no fornecimento de energia afetando o município de Manicoré, na área rural. A interrupção ocorreu devido ao rompimento do cabo subaquático. Equipes estão atuando para restabelecer o sistema, mas ainda sem previsão devido à complexidade do rompimento do cabo, que fica no leito do rio”.
“Eles não podem soltar uma nota e depois simplesmente esquecerem do sofrimento da população. É um desrespeito isso que estão fazendo com a população de Manicoré e nós não deixaremos que essa situação se estenda ainda mais”, reiterou.
Apagões em Manaus
A vigilância em torno do mau serviço prestado pela Amazonas Energia é constante na atuação parlamentar de Cidade. No dia 11 de março, ele encaminhou expediente à Amazonas Energia solicitando informações detalhadas a respeito dos motivos que levaram ao “apagão” na cidade de Manaus e Região Metropolitana no dia 7 de março de 2025 e as medidas adotadas para evitar que novos eventos como aquele ocorram futuramente.
Na ocasião, Manaus e a Região Metropolitana sofreram uma interrupção de horas que afetou, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas, causando transtornos consideráveis à população e aos serviços essenciais.
“De lá para cá, outros ‘apagões’ foram registrados na cidade de Manaus e os problemas só se multiplicam. Quero lembrar à Amazonas Energia que esta Casa realizou uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para investigar os desserviços e que esta Casa pode, mais uma vez, adotar medidas enérgicas para enquadrar essa empresa que não respeita a população amazonense”, afirmou.
Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa / 3183-4395
Foto – Rodrigo Brelaz
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja