Entre os dias 12 e 16 de maio de 2025, sob a organização regional da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), a terceira edição da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!” mobilizará aproximadamente 15 organizações em um mutirão para providenciar a expedição de documentos para a população.
Em Manaus, o evento será realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques onde, nesta semana, uma equipe do Poder Judiciário Estadual e de representantes dos órgãos que atuarão no evento realizaram uma visita técnica para definir os últimos preparativos logísticos para o atendimento.
O “Registre-se!” ocorrerá simultaneamente em todo o País, sendo uma mobilização da Corregedoria Nacional de Justiça para combater o sub-registro beneficiando, especialmente, a população em situação de vulnerabilidade social.
No Amazonas, os preparativos para o mutirão iniciaram há aproximadamente dois meses e nas reuniões preparativas a diretriz do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos é a de que o Poder Judiciário Estadual e os órgãos colaboradores somem esforços para a realização de um evento de grande porte em prol da população.
Conforme o previsto pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, nesta edição de 2025, a população terá acesso a serviços como: expedição de Carteira Nacional de Identificação (CNI); expedição de CPF (Cadastro de Pessoa Física); expedição de Título de Eleitor; expedição de primeiras e segundas vias de Certidões de Nascimento e outros documentos básicos.
Haverá, ainda, orientação para retificações (ajustes) de documentos já expedidos; orientações sobre documentos do segmento de saúde; expedição de documentos trabalhistas e demais.
No mutirão, além de equipes de atendimento da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, o “Registre-se!” contará com equipes destacadas pelos seguintes órgãos: Defensoria Pública Estadual (DPE-AM); Instituto de Identificação do Amazonas (IIACM-SSP); Receita Federal; Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM); Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM); Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM); Cartórios de Registro Civil; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Secretaria de Estado de Saúde (SES); Fundação Vigilância em Saúde (FVS) e Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME).
Além do “Registre-se!” em Manaus, com as atividades concentradas no Centro de Convenções Vasco Vasques, um mutirão está previsto para ocorrer, sob a coordenação do Poder Judiciário Estadual, também na segunda de maio, no município de Humaitá (distante aproximadamente 590 quilômetros da capital).
(Fotos: Afonso Júnior)
➡️Mais notícias sobre Manaus, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Manaus encerra inscrições para concurso público da Semed nesta quarta-feira
Prefeito David Almeida vai apresentar na COP 30 projeto das ecobarreiras que retêm 300 toneladas de lixo nos igarapés de Manaus
Pesquisa do Procon Manaus aponta nova redução no valor médio da cesta básica em novembro
Amazonas tem a menor taxa de desmatamento desde 2017, aponta Prodes
Pirarucu manejado da RDS Mamirauá segue à venda nesta semana em Manaus
Vendas oficiais para o Festival de Parintins 2026 começam no dia 7 de novembro