O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), abre o Chamamento Público nº 001/2025 para o credenciamento e concessão de espaços públicos para a comercialização de produtos alimentícios na Praça Gastronômica durante o 58º Festival de Parintins, na Ilha Tupinambarana (a 369 quilômetros da capital). As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho de 2025.
Com funcionamento entre os dias 25 e 29 de junho, o objetivo é promover o turismo gastronômico com opções de comidas típicas, além de lanches, doces, salgados e bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Ao todo, serão disponibilizadas 14 tendas padronizadas: 13 para a venda de alimentos e uma para a comercialização de bebidas.
Os gêneros alimentícios autorizados incluem: lanches e fast-food; comidas típicas e regionais; e doces e salgados diversos. Não serão considerados gêneros de bebida os produtos como açaí “in natura”, frozen, derivados de laticínios como milk-shakes e entre outros.
Para o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a iniciativa reforça os investimentos do Governo do Amazonas no fortalecimento do setor turístico.
“A Praça Gastronômica é uma ação estratégica, que integra os investimentos do Governo do Amazonas para fortalecer a cadeia produtiva do turismo em Parintins. Estamos proporcionando estrutura adequada para acolher os visitantes, ao mesmo tempo em que fomentamos a economia local, gerando mais oportunidades para os empreendedores”, destacou Ribeiro.
A praça será instalada no Panavueiro Fest, localizada na avenida Clarindo Chaves com a rua Armando Prado, no Centro da cidade. O credenciamento será destinado, exclusivamente, para pessoas jurídicas interessadas nos espaços destinados à instalação de tendas para comercialização de alimentos e bebidas.
As tendas têm dimensões de nove metros quadrados, com três metros de largura e três de comprimento, cobertura e fechamento em lona, além de balcão frontal e tomadas elétricas de 110v e 220v. A estrutura física das tendas será fornecida pela Amazonastur, ficando sob responsabilidade dos proponentes toda a infraestrutura necessária, como equipamentos, acessórios, uniformes, eletricista particular, ligação elétrica, além de segurança e vigilância noturna.
Publicado no site da Amazonastur, no dia 26 de maio, o edital completo está para consulta no link: https://www.amazonastur.am.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/EDITAL-CREDENCIAMENTO-N.001.2025-compactado.pdf.
O chamamento permanecerá aberto pelo prazo de 15 dias, contados a partir da data de publicação. A documentação exigida deverá ser protocolada presencialmente na sede da Amazonastur, localizada na avenida Santos Dumont, s/nº, bairro Tarumã, Manaus (AM), ou enviada para o e-mail: [email protected].
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
(Fotos: Tacio Melo/Amazonastur)
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Primos são presos por matar motorista de aplicativo em Manaus para financiar drogas, diz polícia
Infraero dá 40 dias para Aeroclube do Amazonas desocupar área do Aeroporto de Flores
Aniversário de Manaus e Boi Manaus 2025 alteram trânsito em zonas Norte e Centro-Oeste; veja mudanças
Instrutores protestam em Manaus contra novas regras para CNH e pedem valorização das autoescolas
Manaus celebra 356 anos com shows na Ponta Negra e Alameda Alphaville; confira horários
Marina Silva afirma que licença do Ibama para Foz do Amazonas teve embasamento técnico