O otimismo tomou conta dos bares e restaurantes do Amazonas e de todo o país na expectativa pelo Dia dos Namorados, uma das datas mais importantes para o setor de alimentação fora do lar. Segundo levantamento da Abrasel no Amazonas, 91% dos estabelecimentos locais esperam aumentar o faturamento em relação à mesma data do ano passado. No cenário nacional, a expectativa também é alta: 82% dos empresários brasileiros projetam crescimento.
No Amazonas, a maioria dos empresários acredita em crescimento de até 20%. Especificamente, 25% estimam aumento de até 5%, 27% projetam crescimento entre 6% e 10%, e 23% esperam avanço entre 11% e 20%. Outros 8% estão ainda mais otimistas e calculam alta de 21% a 30%, enquanto mais 8% preveem aumento acima de 30%. Apenas 5% projetam estabilidade e 3% temem queda no faturamento.
“O Dia dos Namorados segue como uma das datas mais estratégicas para bares e restaurantes no Brasil. Com 91% dos estabelecimentos apostando em aumento de faturamento no Amazonas, o setor mostra força e criatividade para transformar amor em oportunidade. Mesmo com os desafios da inflação e margens apertadas, os empreendedores enxergam nas experiências bem planejadas uma forma de encantar os casais e impulsionar a retomada”, afirma Franco Andrade, presidente da Abrasel no Amazonas.
No Brasil, a adesão à data também é praticamente total: 95% dos estabelecimentos abrirão as portas no dia 12 de junho, sendo que 1% abrirá exclusivamente para a data, e apenas 5% não devem funcionar ou ainda estão indecisos.
Semana dos Namorados e estratégia de expansão da data
Para ampliar os resultados, a Abrasel lançou a campanha “Semana dos Namorados”, incentivando os estabelecimentos a estenderem as ações além do tradicional jantar do dia 12 de junho. A campanha inclui uma cartilha com orientações sobre ambientação, atendimento e estratégias comerciais para aumentar o faturamento. O material está disponível em: materiais.abrasel.com.br/cartilha-semana-dos-namorados.
“Historicamente, é o dia de maior movimento nos bares e restaurantes, com filas e lotação máxima. Ao estimular comemorações ao longo da semana, queremos oferecer experiências mais tranquilas, confortáveis e prazerosas, tanto para clientes quanto para as equipes de atendimento”, explica Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel nacional.
Inflação e desafios no radar do setor
O cenário que antecede o Dia dos Namorados revela sinais de recuperação, mas ainda com desafios. No Amazonas, em abril, 40% das empresas tiveram lucro, 40% operaram em equilíbrio e 20% registraram prejuízo. No Brasil, os números são semelhantes: 40% lucraram, 40% equilibraram as contas e 19% tiveram prejuízo.
Quando o assunto é preço, a pesquisa revela que 33% dos bares e restaurantes do Amazonas não conseguiram reajustar os valores no último ano. Outros 60% fizeram ajustes dentro ou abaixo da inflação e apenas 7% aplicaram reajustes acima da inflação.
➡️Mais notícias sobre Economia&Business, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Presidente Roberto Cidade abre ano legislativo de 2026 e reforça papel da Aleam no desenvolvimento do Amazonas
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários