Na manhã desta terça-feira (10), o Boi-Bumbá Garantido deu início ao processo de translado das alegorias rumo à concentração no Bumbódromo. A operação marca o começo de uma etapa crucial para o Festival de Parintins 2025: o transporte dos módulos pré-moldados que compõem as alegorias das três noites de apresentação e desenvolvimento do tema “Boi do Povo, Boi do Povão”.
O vice-presidente do Boi do Povão, Marialvo Brandão, destacou que, ao todo, são cerca de 200 módulos, dos quais 90 precisam ser içados e montados com o auxílio de guindastes, dando forma às alegorias gigantes planejadas pela Comissão de Arte e artistas do Boi Garantido.
“Estamos na etapa de materializar o projeto que vem sendo executado há mais de 100 dias. O processo de construção das alegorias é modular e demanda um trabalho árduo e antecipado, em razão da distância entre os galpões da Cidade Garantido e o Bumbódromo (pouco mais de dois quilômetros). O translado, que deve durar pelo menos 10 dias, envolve o transporte de aproximadamente 200 módulos”, afirmou.















A operação envolve cerca de 100 kaçauerés, como são tradicionalmente chamados os empurradores de alegoria do Garantido, todos equipados com equipamentos de proteção individual (EPIs) e acompanhados por uma equipe técnica de segurança do trabalho, bombeiros civis e militares, além do apoio da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte (EMTT).
A engenheira de segurança do trabalho, Hérica Miranda, reforçou a importância do cumprimento dos protocolos para garantir a integridade de todos os envolvidos.
“Hoje iniciamos nosso primeiro translado das alegorias, uma das atividades mais importantes do Boi Garantido. Começamos com cerca de 15 módulos e contamos com o apoio das equipes técnicas e de segurança aos nossos trabalhares, para garantir um processo tranquilo até o Bumbódromo, destacou.
Com o início do translado, cresce a expectativa para o Festival de Parintins 2025. A chegada das alegorias à concentração é uma etapa decisiva para garantir que tudo esteja pronto para as três noites de espetáculo e representa mais um passo rumo ao 33° título do Boi do Povão.
(Fotos: Yasmin Cadore)
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Projeto de Roberto Cidade cria protocolo integrado para reduzir impactos das cheias e vazantes no Amazonas
Samu Manaus orienta população sobre como solicitar serviço e dar suporte em ocorrências de risco à vida
Deputado Roberto Cidade alerta sobre plantas tóxicas para crianças e animais durante o período de férias escolares
Projeto vai estruturar a cadeia do açaí nativo e ampliar renda em Tapauá no Amazonas
OpenAI cria área exclusiva do ChatGPT para organizar e interpretar dados de saúde
Prefeitura de Manaus oferta contraceptivo subdérmico para população em vulnerabilidade