Às vésperas do 58º Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores e mais emblemáticos eventos culturais do Brasil, os preços exorbitantes das estadias e do transporte aéreo voltam a ser motivo de preocupação. Em meio à especulação desenfreada, que elevou o valor de algumas hospedagens para até R$ 127 mil pelos três dias de festa, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), reforçou seu compromisso com a população e com a valorização da cultura popular como um direito de todos.
“É inadmissível que o acesso à cultura, especialmente a uma manifestação tão genuinamente amazônica como o Festival de Parintins, se torne um privilégio de poucos. A cultura precisa ser democrática e acessível, não apenas um espetáculo para quem pode pagar valores absurdos”, declarou o parlamentar.
Cidade tem se posicionado constantemente em defesa de medidas que garantam maior inclusão e acessibilidade ao festival. Entre as propostas defendidas por ele, estão o incentivo à ampliação da rede de hospedagens na ilha e o aumento da oferta de voos na rota Manaus-Parintins, especialmente durante o período do festival, a fim de baratear os custos para os visitantes.
“Precisamos de mais investimentos em infraestrutura turística, principalmente em hospedagens com preços justos, e de mais empresas aéreas operando no trecho Manaus-Parintins. A concorrência é essencial para reduzir os preços e tornar o festival mais acessível”, afirmou.
Além de ser uma das principais vitrines da cultura amazônica, o Festival de Parintins movimenta significativamente a economia local, gerando empregos e renda para a população. No entanto, o encarecimento dos serviços básicos pode afastar turistas e comprometer o pleno aproveitamento do potencial econômico e cultural do evento.
Para o deputado Roberto Cidade, é dever do poder público atuar de forma proativa para garantir que o Festival de Parintins continue sendo um patrimônio do povo amazonense, não apenas no discurso, mas também na prática. “A cultura popular precisa ser respeitada, valorizada e, acima de tudo, acessível. Meu compromisso é com o povo do Amazonas e com o fortalecimento de nossa identidade cultural”, finalizou.
(Foto – Herick Pereira)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Wilson Lima defende pacto pelo Brasil em convenção que sela federação entre União Brasil e Progressistas
Rede Feminina de Combate ao Câncer promove encontro solidário para apoiar pacientes oncológicos em Manaus
Roberto Cidade celebra a homologação da federação União Progressista, a maior aliança política do país
Moradores erguem muro em rua para impedir invasão em área verde na Zona Norte de Manaus
Nova edição do Amazonas Fashion celebra o futurismo na moda, com desfiles exclusivos
Presidente Roberto Cidade propõe lei para combater a dependência tecnológica de crianças e adolescentes nas escolas do Amazonas