Impactar mais de 10 mil pessoas no Festival Folclórico de Parintins em 2025, que acontece neste fim de semana – 27, 28 e 29 de junho. Esse é o desafio da quarta edição da campanha “Deixa de Enxerimento – importunação sexual é crime e dá cadeia”, uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).
Como nos anos anteriores, a sensibilização dos viajantes começou na capital amazonense, na saída das embarcações rumo à Ilha dos bumbás Caprichoso e Garantido. O primeiro ato da campanha em 2025 foi uma panfletagem realizada na manhã desta quarta-feira (25/06), na região portuária de Manaus.
“A sensibilização iniciou na área portuária porque a campanha começou justamente pelo alto índice de denúncias de importunação sexual nas embarcações. Então a ideia da Procuradoria da Mulher é alertar que esse tipo de comportamento configura crime e pode ser denunciado”, justificou a deputada Alessandra Campelo, que lidera a campanha junto com o deputado Roberto Cidade.
Mais consciência no festival
A campanha “Deixa de Enxerimento – importunação sexual é crime e dá cadeia” começou em 2022 e já levou conscientização e educação sobre os direitos das mulheres para mais de 30 mil pessoas nas três edições anteriores.
Neste ano, o tema da campanha é “Seja um item nota 10 no Festival de Parintins – no dois pra lá, dois pra cá, respeite as mulheres e diga não à importunação sexual.” A meta é alcançar mais de 10 mil pessoas.
“Em 2025, a Procuradoria novamente estará in loco em Parintins para distribuir materiais informativos sobre a importunação sexual. É um trabalho de conscientização que se soma a ações de outros órgãos na Ilha. Estamos juntos no combate à violência contra as mulheres e na luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no festival”, completou a deputada.
A ação se dá em três momentos. Primeiro, na saída das embarcações de Manaus a Parintins, com a distribuição de materiais informativos. Na Ilha, a campanha acontece no Turistódromo da Praça da Catedral e também junto às galeras dos bois Caprichoso e Garantido, que receberão materiais informativos e ventarolas com mensagem de respeito às mulheres e os respectivos canais de denúncia.
(Fotos: Miguel Almeida)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Manaus divulga esquema de trânsito para ‘Faixa Liberada’ na avenida Getúlio Vargas neste domingo, 24/8
‘Tecelagem na Floresta’ celebra moda, arte e cultura amazônica no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’
Festa “Black and Groove” acontece neste sábado com quatro DJs
Comunicação digital: Oficina prática ensina produção audiovisual com celular
PL de Roberto Cidade, que protege crianças nas redes sociais, é aprovado por unanimidade na Aleam e coloca Amazonas na vanguarda nacional
Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre óleos essenciais extraídos de plantas amazônicas como bioinseticidas