Durante o 58º Festival de Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), segue incentivando a visitação aos principais atrativos da Ilha Tupinambarana com o “Passaporte Parintins”. A ação conta com a parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e consiste em um roteiro por oito pontos turísticos da cidade. Ao completar o circuito, o visitante recebe um brinde exclusivo na Estação do Turismo, localizada dentro do Turistódromo.
A primeira parada do circuito é no próprio complexo Turistódromo (Avenida Amazonas, s/n – Centro), onde o turista pode retirar o primeiro carimbo na Estação do Turismo, espaço de atendimento bilíngue da Amazonastur, que conta com serviços como foto personalizada, totem de informação turística e distribuição gratuita de materiais promocionais.
A poucos metros dali, o visitante encontra a Catedral de Nossa Senhora do Carmo (Avenida Amazonas, s/n – Centro), um dos templos mais tradicionais da cidade, e que se transforma no principal palco da Festa da Padroeira no mês de julho.
Outro atrativo é o Mercado Municipal Leopoldo Neves (rua Benjamin da Silva – Centro), ideal para conhecer a gastronomia local, produtos regionais e o artesanato parintinense.
O circuito também inclui a Praça Digital Cristo Redentor (rua Caetano Prestes, 1 – Centro), com acesso gratuito à internet e vista privilegiada do pôr do sol; o Panavueiro Fest (Avenida Clarindo Chaves, ao lado da Catedral), com shows e transmissão das apresentações dos bois-bumbás; o Letreiro Turístico de Parintins e o estande da UEA, instalado ao lado do Panavueiro.
O roteiro finaliza no Bumbódromo (avenida Nações Unidas, s/n – Centro), onde Caprichoso e Garantido protagonizam o maior espetáculo folclórico a céu aberto da região Norte.
Ao completar os oito carimbos, o visitante retorna ao Turistódromo para retirar seu brinde exclusivo.
Primeiras impressões
O cirurgião-dentista Hugo Eduardo, torcedor do boi Caprichoso, também garantiu seu brinde após completar o circuito. “Chegamos de madrugada com amigos de Manaus e viemos direto completar os carimbos. Nos anos anteriores, a gente chegou em cima da hora e quase não conseguiu participar. Este ano, nos programamos para aproveitar tudo”, contou.
Hugo destacou o Mercado Municipal como ponto alto do roteiro. “A experiência gastronômica ali é muito completa. Fizemos todo o percurso a pé, aproveitando para tirar fotos e curtir a cidade. E como caprichoso, posso dizer que nem a chuva atrapalha, ela só deixa tudo mais alegre”, brincou.
Entre os primeiros participantes da ação estão as irmãs Jullianne Farias e Jaiane Farias, estudantes e torcedoras do boi Garantido, que vieram de Manaus para curtir o festival pela primeira vez. “Foi uma experiência muito bacana. A gente pôde conhecer a cidade, os pontos turísticos. Eu achei muito legal”, contou Jullianne. “Eu achei bem divertido, porque estimula as pessoas a passearem e conhecerem os locais”, completou Jaiane.
As duas destacaram a Catedral de Nossa Senhora do Carmo como o ponto turístico preferido. “Achei muito bonita, sou católica, me senti muito bem no local”, comentou Jaiane. Elas completaram o percurso a pé em cerca de duas horas.
Distribuição do passaporte
O Passaporte Parintins é distribuído gratuitamente na Estação do Turismo entre os dias 26 a 29 de junho, sempre às 9h30 e 14h30. A iniciativa busca fortalecer o turismo cultural no festival, valorizar os atrativos da cidade e fomentar a economia local, promovendo o ordenamento do fluxo turístico e a preservação do patrimônio histórico, cultural e natural da Ilha Tupinambarana.
(Fotos: Lucas Silva e Vanessa Lira/ Amazonastur)
➡️Mais notícias sobre Turismo&Gastronomia, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Balsa natalina leva maior Natal flutuante da história a 45 comunidades ribeirinhas de Manaus
Presidente Roberto Cidade prestigia cerimônia de posse no TCE e exalta contribuição da Corte de Contas ao Amazonas
Linha 085 tem itinerário alterado e passa a atender novas vias no Colônia Antônio Aleixo
Avenida do Turismo recebe terceira faixa e tem mobilidade ampliada na zona Oeste de Manaus
Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em cinco bairros de Manaus até 12 de dezembro
Contran aprova fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar CNH e reduz exigências no processo