Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), instalou nesta segunda-feira, 6/3, a Procuradoria Especial da Mulher e a Comissão da Mulher, Família e da Pessoa Idoso do Legislativo Estadual. As atividades fazem parte da Semana da Mulher da Casa e visam fortalecer as iniciativas de proteção contra violência e promoção de direitos.
“Hoje é um dia histórico para a Assembleia Legislativa e eu fico muito feliz de isso acontecer na nossa presidência. Estamos fortalecendo nesta Casa toda a rede de proteção e a garantia de direitos que as mulheres já possuem, mas que precisam ser fortalecidas. Fazemos isso em um momento em que temos cinco deputadas diretamente eleitas, o que torna ainda mais significativa essa construção. Desejo sucesso às deputadas na condução dos trabalhos e reforço que a Assembleia está de portas abertas para fortalecer todas as ações que promovam a proteção e os direitos da mulher”, afirmou.
A instalação da promotoria e da comissão contou com a presença da advogada especialista em Direito das Mulheres e ex-promotora de São Paulo (2003 a 2022), Gabriela Manssur, idealizadora do Instituto Justiça de Saia e do Projeto Justiceiras, que fez uma palestra durante o evento.
Destinação de emenda
Além das instalações, o deputado anunciou que irá destinar R$ 50 mil, de suas emendas parlamentares, para fortalecer o trabalho executado pela OAB Mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas, que confecciona e distribui, gratuitamente, uma cartilha com informações referentes a direitos e deveres da mulher.
“É importante que possamos incentivar todas as atividades que venham para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da mulher em sociedade e o conhecimento de direitos é uma das que merece nossa atenção. Parabenizo à OAB Mulher pela iniciativa e coloco o nosso mandato e a nossa presidência à disposição para que possamos fortalecer, cada vez mais, esse trabalho que é tão importante”, falou.
Comissão
A comissão tem como presidente a deputada Alessandra Campêlo e como vice-presidente a deputada Mayra Dias. As deputadas Débora Menezes, Dra. Mayara Pinheiro e Joana Darc são membros titulares.
Dentre as atribuições da comissão está a elaboração de políticas públicas; programas; projetos; atividades e matérias relativas aos direitos e às condições de vida das mulheres, famílias, crianças, adolescentes, jovens e idosos; o combate a violações de direitos; a fiscalização do cumprimento de leis relativas, entre outros.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja