O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), realizou nesta quinta-feira (10/07) uma ação integrada de orientação, fiscalização e sensibilização na área da Balsa Amarela, no Centro de Manaus.
A iniciativa teve como objetivo reforçar a segurança e a organização do turismo na capital amazonense, especialmente durante o período de maior fluxo de passageiros. A ação envolveu prestadores de serviços turísticos, como agências, transportadoras e guias de turismo e contou com a atuação conjunta das equipes da Amazonastur, Arsepam e Polícia Militar, por meio da Companhia de Policiamento Turístico (Politur).
Além das fiscalizações de rotina nas embarcações que operam no transporte intermunicipal de passageiros, a Arsepam também oferece suporte às atividades diárias da Amazonastur no Porto de Manaus e na Manaus Moderna. A cooperação entre os órgãos contribui para a organização dos embarques e desembarques e para a segurança dos turistas.
Durante a ação, a Amazonastur reforçou a campanha “Nunca Toque, Observe”, que orienta sobre a importância da proteção da fauna silvestre em atividades turísticas.
O presidente da Amazonastur, Marcel Alexandre, destacou que o trabalho conjunto fortalece o turismo seguro e promove a formalização dos profissionais do setor.
“O Governo do Amazonas vem trabalhando cada vez mais para desenvolver um turismo seguro e responsável em nosso estado. Esta ação integrada permite sensibilizar e fiscalizar os prestadores de serviços turísticos. Além disso, reforça a importância de oferecer uma experiência confiável, legalizada e consciente aos visitantes”, afirmou Marcel.
O diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar, ressaltou a importância do acordo de cooperação técnica entre os órgãos para garantir a qualidade dos serviços oferecidos à população.
“A Arsepam e a Amazonastur atuam de forma coordenada, especialmente na Manaus Moderna, com o objetivo de assegurar que as embarcações operem dentro das normas. Enquanto a Arsepam fiscaliza o transporte regular de passageiros, a Amazonastur concentra-se nas embarcações turísticas, como lanchas e fretes”, explicou Lasmar.
Cadastur
A ação também promoveu a divulgação do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo (MTur), que incentiva a formalização dos prestadores de serviços turísticos. Empresas cadastradas recebem um certificado crucial para aproximar as empresas e turistas, aumentando a confiança e proporcionando experiências de qualidade.
Segurança para os turistas
A Politur realiza atendimento diário em pontos estratégicos da cidade, garantindo uma rede de apoio aos visitantes. Para emergências ou orientações, os turistas podem acionar o número 190 ou entrar em contato pelo WhatsApp: (92) 9 8842-1769.
Edital de Chamamento Público
A Arsepam também está em fase de elaboração do edital de credenciamento das embarcações que operam no Sistema Público de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Cargas (SPTHI). A iniciativa é coordenada pela Comissão de Credenciamento da agência e segue as diretrizes da Lei Estadual nº 5.604/2021, que atribui à Arsepam a competência de autorizar, inspecionar e fiscalizar esse tipo de transporte no estado.
(Fotos: Lucas Silva/Amazonastur)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Deputada Joana Darc celebra mais de 800 castrações em Iranduba e reforça compromisso com saúde pública do Amazonas
Cidade Junina promete quatro dias de festa, tradição e solidariedade na Arena da Amazônia
Supermercado DB deve pagar indenização de R$ 500 mil por colocar saúde de trabalhadores em risco
Governo do Amazonas reforça turismo seguro com ação integrada na Balsa Amarela
Em reunião com moradores de Presidente Figueiredo, Roberto Cidade confirma início das obras da Rodovia AM-240 após sua articulação
Ações do Procon-AM em postos antecederam investigação nacional da AGU