A deputada estadual Joana Darc (UB) apresentou um Projeto de Lei (PL) nº 565/2025, que pretende estabelecer a “Semana Estadual de Conscientização sobre a relação entre os maus-tratos aos animais e a violência doméstica”, a ser realizada na primeira semana do mês de agosto, anualmente, no Amazonas. A proposta tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O Projeto da Teoria do Elo visa sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a relação entre os maus-tratos aos animais e a violência doméstica. Para a parlamentar, a proposta fortalece as denúncias contra os animais, focando principalmente os contextos familiares, que incluem os grupos mais vulneráveis como mulheres, crianças e idosos.
“Isso funciona como um indicador, predizendo que o agressor pode ser violento com pessoas no futuro e, por esta razão, estes crimes devem ser denunciados, investigados e penalizados com o mesmo rigor, pois onde há violência contra animais há maior risco de ter violência e abuso contra pessoas vulneráveis”, defendeu Darc.
Importante mencionar, também, que a violência contra animais pode ser usada como coerção a essas pessoas. Nesse sentido, combater os crimes contra os animais está ligado à prevenção e ao combate de crimes contra pessoas.
Comprovação científica
Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da pesquisadora e médica veterinária Laiza Bonela Gomes, afirma que em um período de dois anos, na Delegacia Especializada de Fauna, foram geradas 221 ocorrências de maus-tratos aos animais, das quais 175 tinham suspeitos identificados, possibilitando o acesso às informações de 205 indivíduos no total.
Desses 205 suspeitos, 77 tinham Ficha de Antecedentes Criminais (FAC), em que a maioria dos delitos identificados (53,2%) era de natureza violenta, como lesão corporal, vias de fato e Lei Maria da Penha.
Nas últimas décadas, pesquisas científicas, principalmente norte-americanas, comprovaram a correlação entre crueldade contra animais e violência interpessoal, ou seja, identificaram a tendência de um mesmo agressor agir de forma violenta contra animais e pessoas, principalmente, mais vulneráveis. No Brasil, ainda existem poucos estudos com essa abordagem.
Atividades da semana
Segundo a propositura de Joana Darc, as atividades em favor da semana contarão com a realização de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, eventos e seminários para conscientização, discussão e elaboração de políticas públicas a respeito da Teoria do Elo.
“A conscientização se dará por meio de workshops, palestras, ações sociais, discussões em salas de aulas, enfim, toda e qualquer forma de comunicação que dê acesso às mais diversas informações sobre a Teoria do Elo, tudo para racionalizar e conscientizar a população sobre os maus-tratos e a violência”, justificou.
Denúncia de maus-tratos
No Brasil, maus-tratos aos animais é crime desde 1998, conforme a Lei Federal n.º 9.605/98. Com a aprovação da Lei Federal nº 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se trata de cão ou gato.
Qualquer ação criminosa pode ser denunciada no disque denúncia 181 ou pelo 190. Além disso, os crimes de maus-tratos aos animais, sejam domésticos ou silvestres, podem ser direcionados à Central de Atendimento da Deputada Joana Darc através do (92) 98145-1111.
(Foto: Assessoria de Comunicação)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Deputado Roberto Cidade reforça leis de sua autoria que apoiam o comércio e o empreendedorismo
Deputada Joana Darc apresenta projeto que relaciona maus-tratos aos animais à violência doméstica
Discriminação silenciosa contra pessoas LGBTQIAPN+ persiste no ambiente profissional, alertam juízes do Trabalho
Calendário mensal do atendimento em domicílio segue demandas das Zonas Eleitorais
CUFA Amazonas realiza 2ª Edição do Circuito de Rua na Zona Leste de Manaus
Profac completa 10 anos e abre inscrições para nova edição no TCE-AM