A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia na próxima segunda-feira (21) a vacinação contra a hepatite A para pessoas que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e visa proteger um grupo considerado mais vulnerável à infecção, em razão de práticas sexuais que podem envolver contato oroanal — uma das formas de transmissão do vírus.
A vacina estará disponível em 14 unidades de saúde distribuídas por todas as zonas da capital. Atualmente, 2.278 pessoas fazem uso da PrEP em Manaus. A estratégia de prevenção envolve o uso diário de medicamentos antirretrovirais por indivíduos que não vivem com HIV, mas têm maior risco de exposição ao vírus.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a proteção dos usuários da PrEP e contribuir para o controle da disseminação da hepatite A, que é uma inflamação no fígado causada por vírus e transmitida principalmente por via fecal-oral, seja por ingestão de água ou alimentos contaminados, seja por contato íntimo.
Para se vacinar, o usuário deverá apresentar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a receita da PrEP emitida nos últimos seis meses. A vacinação seguirá a faixa etária: pessoas entre 15 e 17 anos receberão a vacina pediátrica, enquanto o imunizante adulto será aplicado em maiores de 18 anos.
A hepatite A, apesar de muitas vezes apresentar evolução benigna, pode causar complicações hepáticas e, em pessoas imunossuprimidas ou que vivem com infecções concomitantes, representa risco adicional à saúde. A ampliação da vacinação para esse público busca reduzir esse impacto e reforça o papel da imunização como estratégia de saúde pública.
Confira as unidades de saúde que ofertarão a vacina contra hepatite A para usuários da PrEP:
Zona Norte
- USF Arthur Virgílio Filho
- USF Carmen Nicolau
- USF Professor Carlson Gracie
Zona Sul
- USF Dr. Luiz Montenegro
- USF Nilton Lins
Zona Leste
- USF Dr. José Amazonas Palhano
- USF Desembargador Fábio Couto Valle
- USF Enfermeira Ivone Lima dos Santos
- USF Dra. Luiza do Carmo Ribeiro Fernandes
Zona Oeste
- USF Ajuricaba
- USF Deodato de Miranda Leão
- USF Lindalva Damasceno
- USF Parque das Tribos
- USF Silvio Santos
A Semsa orienta que os usuários da PrEP verifiquem previamente os horários de funcionamento das unidades e, se possível, compareçam nas primeiras horas do expediente para facilitar o atendimento. A vacinação também é uma oportunidade para atualização do esquema vacinal de outras doenças.
(Foto: Reprodução)
➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Autorização para retirada gratuita de absorventes já pode ser emitida nas unidades de saúde de Manaus
Prefeitura de Manaus orienta candidatos que farão as provas do concurso da Semed neste domingo
Governo do Amazonas registra em novembro o menor número de focos de calor desde 2021
Millennium Shopping celebra 21 anos com flashback gratuito dos DJs Raidi Rebello e Márcio Lima
Presidente Roberto Cidade assegura celeridade em votação na Aleam de projeto que garante R$ 160 milhões à saúde do interior
Presidente Roberto Cidade incorpora estrutura do Complexo Esportivo da Aleam ao Centro de Inclusão Sensorial