O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneceu em casa neste domingo (20/7), no condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, cumprindo as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Desde sexta-feira (18), quando o ministro Alexandre de Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica e outras restrições, Bolsonaro não saiu da residência e não recebeu visitas. A movimentação no local foi considerada tranquila por moradores da região.
Segundo relatos de vizinhos, a movimentação foi intensa na sexta-feira, com a presença de veículos e pessoas ligadas ao entorno do ex-presidente. No entanto, no fim de semana, o fluxo de pessoas diminuiu. Apenas seguranças e agentes da Polícia Militar realizaram rondas pela área. Bolsonaro foi visto por poucos e, de acordo com testemunhos, tem evitado circular no condomínio.
Na manhã de domingo, a equipe de reportagem interfonou na residência e foi atendida pelo próprio ex-presidente, que confirmou estar em casa, mas disse que não comentaria o caso com a imprensa.
As medidas cautelares foram impostas no contexto da investigação que apura a suposta tentativa de golpe de Estado envolvendo Bolsonaro e seus aliados. Além da tornozeleira, ele está proibido de sair de casa à noite, usar redes sociais, dar entrevistas, manter contato com outros investigados e teve o passaporte recolhido.
Na decisão, Moraes indicou que Bolsonaro teria “confessado” crime ao vincular, em entrevista, a anistia de golpistas do 8 de janeiro ao fim de tarifas comerciais dos EUA. Para o ministro, há indícios de que o ex-presidente possa ter cometido crimes como coação no curso do processo, obstrução de investigação sobre organização criminosa e atentado contra a soberania nacional.
A tornozeleira eletrônica foi instalada ainda na sexta-feira por agentes da Polícia Federal na residência do ex-presidente. Até o momento, ele segue em cumprimento das ordens judiciais.
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
(Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Especialistas desmentem boatos sobre GPS americano e destacam alternativas já acessíveis ao Brasil
Bolsonaro permanece em casa no domingo após instalação de tornozeleira eletrônica determinada pelo STF
Prefeitura de Manaus retira até 400 toneladas de lixo do rio Negro em nova operação de transbordo
Unidade de Saúde da Mulher da zona Leste atenderá em novo endereço
Poeira do Saara percorre 5 mil km até a Amazônia e ajuda a recompor nutrientes perdidos por queimadas, apontam pesquisadores
Manaus terá aquário municipal com peixes amazônicos e rooftop com vista para o rio Negro