Manaus vai sediar, de 5 a 8 de agosto de 2025, o XII Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI), que este ano traz o tema “Justiça Climática e Direitos Humanos: as ciências indígenas como rede de trocas para o equilíbrio humano e mundo terrestre”. O evento acontecerá no Centro de Convenções Vasco Vasques.
Organizado pelo Movimento dos estudantes indígenas do Amazonas (MEIAM) e apoio de estudantes indígenas de todo o país, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amazonas (APIAM) e Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena (FOREEIA). O ENEI 2025 também conta com o suporte da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), movimentos estudantis regionais e redes de pesquisa.
O principal objetivo do encontro é fortalecer o protagonismo indígena no ensino superior e promover um amplo debate público, científico e intercultural sobre justiça climática, direitos humanos e a valorização das ciências indígenas como forma de resistência e construção de um bem viver coletivo.
A organização do encontro lançou um manifesto no qual reforça a realização do ENEI como reafirmação dos saberes ancestrais enquanto solução para a crise climática. “As ciências indígenas oferecem soluções únicas para os desafios da crise climática e das desigualdades sociais. O ENEI é uma convocação ao reconhecimento dos saberes ancestrais como pilares de um futuro mais justo e sustentável.”
Programação
Entre os temas centrais estão ciências indígenas, políticas públicas para permanência indígena no ensino superior, intercientificidade, racismo institucional, descolonização dos saberes e a construção das universidades indígenas no Brasil.
A programação inclui conferências temáticas, mesas redondas, rodas de conversa, apresentações de trabalhos acadêmicos, lançamentos de livros e documentários, feira de artesanato indígena, mostra de audiovisual indígena, além de atividades culturais com danças, cantos, rituais e culinária tradicional.
O evento também contará com presenças de lideranças indígenas locais e nacionais, artistas convidados, pesquisadores reconhecidos e representantes de instituições de ensino superior.
Premiações
Entre as homenagens previstas estão o Prêmio Cris Baré, que homenageia a advogada Cristiane Soares Baré, conhecida como Cris Baré, liderança indígena de destaque do povo Baré, no Alto Rio Negro (AM). Ela faleceu em julho de 2024. O II Prêmio Ornaldo Sena também reconhecerá trabalhos acadêmicos e iniciativas de destaque produzidos por estudantes indígenas. O prêmio é um reconhecimento em memória de Ornaldo Baltazar Sena Ibã, um médico indígena da etnia Huni Kuin (Acre), que teve papel ativo no movimento estudantil indígena e faleceu em setembro de 2024.
Segundo o lema que inspira o encontro, “Posso ser quem você é, sem deixar de ser quem sou.”, o ENEI busca criar pontes entre diferentes saberes e culturas, reconhecendo a contribuição única das ciências indígenas para a crise climática e as desigualdades sociais.
Serviço
📅 5 a 8 de agosto de 2025
📍 Centro de Convenções Vasco Vasques — Manaus (AM)
🌐 Mais informações:
Canais oficiais do ENEI
https://www.facebook.com/oficial.enei
https://www.instagram.com/enei_oficial
Inscrições: https://www.even3.com.br/enei2025manaus/
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasil estuda criar seu próprio sistema de geolocalização por satélite
Inscrições para 46 cursos gratuitos do Cetam em EAD vão até terça-feira (29); veja os detalhes
Amazonense de 13 anos chega à semifinal do ‘Pequenos Gênios’ após superar mais de 7 mil concorrentes
Governador Wilson Lima apresenta a Arnold Schwarzenegger papel estratégico do Amazonas na agenda climática global e na defesa dos povos da floresta
Manaus vai sediar grande encontro de estudantes indígenas sobre justiça climática e direitos humanos em agosto
PMs e guarda municipal suspeitos de estuprar indígena são presos após pedido de prisão preventiva do MPAM