Manaus vai sediar, de 5 a 8 de agosto de 2025, o XII Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI), que este ano traz o tema “Justiça Climática e Direitos Humanos: as ciências indígenas como rede de trocas para o equilíbrio humano e mundo terrestre”. O evento acontecerá no Centro de Convenções Vasco Vasques.
Organizado pelo Movimento dos estudantes indígenas do Amazonas (MEIAM) e apoio de estudantes indígenas de todo o país, Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Amazonas (APIAM) e Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena (FOREEIA). O ENEI 2025 também conta com o suporte da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), movimentos estudantis regionais e redes de pesquisa.
O principal objetivo do encontro é fortalecer o protagonismo indígena no ensino superior e promover um amplo debate público, científico e intercultural sobre justiça climática, direitos humanos e a valorização das ciências indígenas como forma de resistência e construção de um bem viver coletivo.
A organização do encontro lançou um manifesto no qual reforça a realização do ENEI como reafirmação dos saberes ancestrais enquanto solução para a crise climática. “As ciências indígenas oferecem soluções únicas para os desafios da crise climática e das desigualdades sociais. O ENEI é uma convocação ao reconhecimento dos saberes ancestrais como pilares de um futuro mais justo e sustentável.”
Programação
Entre os temas centrais estão ciências indígenas, políticas públicas para permanência indígena no ensino superior, intercientificidade, racismo institucional, descolonização dos saberes e a construção das universidades indígenas no Brasil.
A programação inclui conferências temáticas, mesas redondas, rodas de conversa, apresentações de trabalhos acadêmicos, lançamentos de livros e documentários, feira de artesanato indígena, mostra de audiovisual indígena, além de atividades culturais com danças, cantos, rituais e culinária tradicional.
O evento também contará com presenças de lideranças indígenas locais e nacionais, artistas convidados, pesquisadores reconhecidos e representantes de instituições de ensino superior.
Premiações
Entre as homenagens previstas estão o Prêmio Cris Baré, que homenageia a advogada Cristiane Soares Baré, conhecida como Cris Baré, liderança indígena de destaque do povo Baré, no Alto Rio Negro (AM). Ela faleceu em julho de 2024. O II Prêmio Ornaldo Sena também reconhecerá trabalhos acadêmicos e iniciativas de destaque produzidos por estudantes indígenas. O prêmio é um reconhecimento em memória de Ornaldo Baltazar Sena Ibã, um médico indígena da etnia Huni Kuin (Acre), que teve papel ativo no movimento estudantil indígena e faleceu em setembro de 2024.
Segundo o lema que inspira o encontro, “Posso ser quem você é, sem deixar de ser quem sou.”, o ENEI busca criar pontes entre diferentes saberes e culturas, reconhecendo a contribuição única das ciências indígenas para a crise climática e as desigualdades sociais.
Serviço
📅 5 a 8 de agosto de 2025
📍 Centro de Convenções Vasco Vasques — Manaus (AM)
🌐 Mais informações:
Canais oficiais do ENEI
https://www.facebook.com/oficial.enei
https://www.instagram.com/enei_oficial
Inscrições: https://www.even3.com.br/enei2025manaus/
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Primos são presos por matar motorista de aplicativo em Manaus para financiar drogas, diz polícia
Infraero dá 40 dias para Aeroclube do Amazonas desocupar área do Aeroporto de Flores
Aniversário de Manaus e Boi Manaus 2025 alteram trânsito em zonas Norte e Centro-Oeste; veja mudanças
Instrutores protestam em Manaus contra novas regras para CNH e pedem valorização das autoescolas
Manaus celebra 356 anos com shows na Ponta Negra e Alameda Alphaville; confira horários
Marina Silva afirma que licença do Ibama para Foz do Amazonas teve embasamento técnico