Neste sábado, dia 26 de julho de 2025, às 10h, o projeto Roda de Conversa COP-30, recebe o poeta, ensaísta e membro da Academia Amazonense de Letras, Tenório Telles, com o tema: ‘Amazônia: Encantarias da Palavra’.
Desde o início, a editora Valer firmou um compromisso com a sociedade amazonense: desvendá-la. O meio para fazer isso é a publicação de livros com temáticas amazônicas, e dando espaço para autores e pesquisadores das Amazônias.
Segundo a professora doutora em Filosofia Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer, para esse ciclo do Roda de Conversa estava faltando o espaço da literatura produzida no Amazonas e nada mais significativo do que trazer Tenório Telles, que é um escritor, professor, editor e pesquisador com forte atuação na cultura e literatura brasileira.
“Nós temos uma literatura robusta produzida no Amazonas, o que se revelou com as edições levadas a cabo pela editora Valer, sob a coordenação editorial de Tenório Telles, e, também, o que o tornou um especialista na área”, ressaltou Neiza.
Tenório se destacou ao longo dos anos por seu trabalho na promoção da leitura e valorização da literatura regional.
É autor de diversos livros e artigos sobre literatura, educação e cultura, além de ter exercido funções em órgãos públicos e instituições voltadas ao fomento da produção literária.
Roda de Conversa
O ‘Roda de Conversa’ reúne pessoas influentes, pesquisadores, professores, estudantes e o público em geral, para debater temas de interesse cultural, literário, filosófico, científico ou de pesquisa.
O objetivo é estimular o diálogo aberto, promover a reflexão conjunta, construir coletivamente conhecimento, desenvolver empatia e explorar soluções para desafios comuns.
Sobre Tenório Telles
Tenório Nunes Telles de Menezes nasceu em Anori (AM) em 1963. É professor doutor em Literatura e Crítica Literária pela PUC – SP, é graduado em Letras e em Direito pela Universidade Federal do Amazonas.
Membro da Academia Amazonense de Letras, é o terceiro ocupante da Cadeira n.º 16, eleito em 27 de abril de 2001, na sucessão de João Chrysóstomo de Oliveira, e recebido em 21 de outubro de 2001 pelo acadêmico Ruy Alberto Costa Lins. Trata-se da Cadeira originalmente patrocinada por José do Patrocínio, da qual foi fundador João Leda.
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Jiu-jítsu em destaque: Amazon Abu Dhabi 17 apresenta confrontos e principais atrações em coletiva
O segredo mais aguardado do ano: vem aí o Secret Halloween
Filipe Ret apresenta turnê “Nume” em Manaus neste sábado com show na Praia do Tropical Executive
Miss Universe Amazonas anuncia datas oficiais da edição 2026
Workshop mobiliza organizações para construção do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu
Outubro Rosa: mulheres com câncer de mama têm direito a auxílio-doença e outros benefícios do INSS