O deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), propôs nesta quarta-feira, 6/8, que, a partir da abertura do prazo para apresentação de emendas parlamentares à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em outubro, os deputados destinem parte delas em favor da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
“Reitero meu compromisso de colaborar com a FCecon. É importante que possamos dialogar e encontrar, em conjunto, as melhores formas de contribuir com essa instituição tão importante para a população do nosso Estado. Em outubro, inicia-se o período para apresentação de emendas para o próximo ano e, desde já, manifesto meu interesse em contribuir. Acredito que todos, neste Estado, tenham vivenciado, de alguma forma, a luta de um familiar ou conhecido contra essa doença. Nosso papel é cuidar das pessoas, dialogar e encontrar as melhores soluções”, afirmou o parlamentar.
Cidade reiterou ainda o compromisso do Parlamento Estadual com a saúde, ao ressaltar a obrigatoriedade de que 50% das emendas parlamentares impositivas sejam destinadas para a área da saúde.
“É importante ressaltar, e reafirmo sempre que me pronuncio nesta Casa, que 50% das emendas parlamentares impositivas são destinadas à saúde. Isso representa mais de R$ 300 milhões por ano, distribuídos entre o interior e a capital. Esses recursos para o interior são importantes também porque ajudam a desafogar os serviços de saúde na capital. Estamos cumprindo nosso papel, dentro das competências do Poder Legislativo, com a tranquilidade de quem está fazendo o que é certo. É com esse objetivo que pretendo contribuir”, reiterou.
O deputado-presidente se comprometeu ainda a participar da agenda que será realizada na próxima segunda-feira, 11/8, com o diretor-presidente da FCecon, o médico mastologista Gerson Mourão, e a gerente do Serviço de Ginecologia da FCecon, Mônica Bandeira.
No Amazonas, estima-se que haja cerca de 5.450 novos casos de câncer em 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Isso inclui todos os tipos de câncer, com projeções específicas para alguns deles, como o de colo do útero, com 610 casos novos.
Além do câncer de colo do útero, outros tipos de câncer com alta incidência no Amazonas são os de mama, próstata, estômago, pulmão e intestino.
(Texto: Michele Gouvêa. Foto: Herick Pereira)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Representante da Calha do Madeira, presidente Roberto Cidade recebe Título de Cidadão Novolindense
Abrasel Amazonas confirma chegada do Outback Steakhouse a Manaus em 2026
Com trabalho na Globo e Netflix, youtuber Raphael Ghanem apresenta espetáculo de humor em Manaus
Sesc Amazonas abre inscrições gratuitas para o curso de Libras básico e intermediário
Presidente Roberto Cidade anuncia emendas para o setor primário durante entrega de insumos e implementos agrícolas
Projeto Guardiões da Amazônia amplia atividades em Manaus e deve impactar cerca de 7 mil estudantes de escolas públicas do Amazonas até o fim da segunda edição