Na tarde desta terça-feira, 19 de agosto, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, sediou a convenção que oficializou a federação União Progressista (UPb), resultado da fusão entre União Brasil e Progressistas. O encontro reuniu lideranças nacionais e estaduais em um ato que consolidou a nova sigla como a maior força partidária do país, com 109 deputados federais e 15 senadores.
O governador do Amazonas e presidente estadual do União Brasil, Wilson Lima, ressaltou que a criação da federação ultrapassa a esfera partidária e simboliza um compromisso com o futuro do país. Segundo ele, não se trata apenas de uma fusão administrativa, mas de um pacto político.
“Hoje nós não celebramos apenas a fusão de partidos, mas um pacto pelo Brasil. É possível juntar forças sem abrir mão de princípios e crescer sem dividir. Isso aumenta nossa responsabilidade de trabalhar de forma comprometida para promover o desenvolvimento econômico com justiça social e inovação. No caso da Amazônia, é imprescindível que desenvolvimento e preservação caminhem lado a lado”, destacou o governador.
O discurso de Wilson Lima ecoou no plenário e foi reforçado por outros dirigentes da nova federação. O presidente nacional do União Brasil e co-presidente da UPb, Antonio Rueda, pontuou que a federação nasce com a responsabilidade de oferecer ao país um projeto de centro, capaz de superar a polarização.
“A União Progressista não é apenas a soma de duas siglas. É uma multiplicação de forças que nos posiciona como a maior potência política do Brasil. Estamos dizendo não ao extremismo e sim ao diálogo construtivo. Nosso compromisso é liderar um choque de prosperidade que simplifique regras, atraia investimentos e dê previsibilidade a quem produz”, afirmou.
Em outro momento de sua fala, Rueda fez questão de reconhecer a atuação de Wilson Lima no Amazonas, citando-o como exemplo de dedicação entre os governadores do partido. “Todas as vezes que estive no estado vi o governador Wilson Lima sem parar um minuto, sempre preocupado com o bem-estar da população. Esse esforço é um exemplo para o país”, disse.
A percepção de que o Amazonas terá papel estratégico na nova federação foi compartilhada também pelo segundo vice-presidente do União Brasil, Marcellus Campêlo. Para ele, a União Progressista não apenas fortalece o cenário nacional, mas reorganiza as forças políticas locais. “A Federação se consolida como a maior força política do estado, unindo lideranças comprometidas com o desenvolvimento regional e a defesa dos interesses da população”, avaliou.
» IMPACTO REGIONAL – No plano nacional, a federação pretende ampliar sua presença já em 2026. Segundo Antonio Rueda, a expectativa é lançar pelo menos 16 candidatos a governos estaduais e mais de 20 ao Senado, além de garantir a manutenção da maior bancada no Congresso.
No Amazonas, a UPb nasce com uma base consolidada: 25 prefeitos (24 do União Brasil e 1 do Progressistas), 13 vice-prefeitos e 199 vereadores, sendo oito em Manaus (6 do União e 2 do PP). A representação legislativa também é significativa, com dois deputados federais e seis estaduais eleitos pelo União Brasil, o que dá ao bloco a condição de maior força política no estado.
“O que estamos construindo é a prova de que é possível crescer juntos, somando forças em benefício do país”, acrescentou o 3º vice-presidente estadual do União Brasil, Sérgio Litaiff.
- LEGENDA DA FOTO: Governador Wilson Lima e o presidente nacional do União Brasil e co-presidente da UPb, Antonio Rueda.
(Foto: União Brasil Amazonas)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Governo do Amazonas apoia pesquisa sobre óleos essenciais extraídos de plantas amazônicas como bioinseticidas
Praiou em Manaus: ingressos para Matheus & Kauan já à venda
Uendel Pinheiro e Belo na Arena da Amazônia: ingressos já à venda
Wilson Lima defende pacto pelo Brasil em convenção que sela federação entre União Brasil e Progressistas
Rede Feminina de Combate ao Câncer promove encontro solidário para apoiar pacientes oncológicos em Manaus
Roberto Cidade celebra a homologação da federação União Progressista, a maior aliança política do país