HQ amazonense do Black Eye Estúdio resgata batalha esquecida da Revolução Constitucionalista na Amazônia

HQ amazonense do Black Eye Estúdio resgata batalha esquecida da Revolução Constitucionalista na Amazônia

Uma nova história em quadrinhos produzida no Amazonas lança luz sobre um episódio praticamente apagado da memória nacional: a batalha ocorrida em Itacoatiara, município a 270 quilômetros de Manaus, durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

Com roteiro de Emerson Medina e arte de Romahs, a obra publicada pelo Black Eye Estúdio recria, em imagens impactantes, um confronto naval que levou a guerra civil brasileira para o coração da Amazônia. O projeto conta ainda com a participação de Beatriz Mascarenhas (revisão), Thais Mannala (edição) e Tieê Santos (arte-final).

Nos anos 1930, o movimento liderado por Getúlio Vargas rompeu com a política do “café com leite” e prometeu ao país uma nova constituinte e eleições democráticas — promessa que acabou não sendo cumprida. A insatisfação popular, sobretudo em São Paulo, com a nomeação de interventores federais desencadeou o levante armado contra Vargas.

No Norte do país, a revolta iniciou em Óbidos (PA) e avançou até o Amazonas. É nesse contexto que a HQ traz à tona o pouco conhecido episódio amazônico, revelando como Itacoatiara foi palco de um embate naval épico entre tropas governistas e revoltosas, narrado em ritmo cinematográfico.

O prefácio da obra é assinado por Gonçalo Junior, jornalista, escritor e pesquisador nas áreas de cinema, imprensa, música e histórias em quadrinhos.

“Mais do que contar uma história esquecida, buscamos mostrar a importância da Amazônia em um momento-chave da formação política do Brasil. A Batalha de Itacoatiara demonstra que o movimento de 1932 não foi restrito ao Sudeste, mas teve reverberações nacionais, atingindo também nossa região”, afirma Raphael Russo, historiador e membro do Black Eye Estúdio.

O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, e promovido por edital da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), por meio do Fundo Estadual de Cultura e Conec, do Governo do Amazonas.

A graphic novel tem lançamento previsto para novembro, em Manaus, em um evento cultural a ser realizado na tradicional Banca do Largo.

Maiores informações através dos nossos contatos.


BLACK EYE ESTÚDIO
CNPJ 34.153.017/0001-09
Avenida Constantino Nery, Edifício Empire Center, 2789, Sala 206, Chapada, Manaus-AM, CEP 69050-001
Website: www.blackeyeestudio.com.br
Instagram: @blackeyeestudio
Facebook: Black Eye Comic Studio
Celular/Whatsapp: (92) 98185-1768 E-mail: [email protected]

➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Categorias:
Compartilhe: