O artista visual e muralista amazonense Gnos AM retorna às suas raízes para realizar um projeto de forte significado pessoal: o mural “Acreditar”, no Conjunto Habitacional Gilberto Mestrinho, zona Sul. Reconhecido por usar a arte urbana como ferramenta de transformação social, Gnos utiliza a comunidade da qual tem forte ligação, como inspiração para deixar um legado de sonhos às novas gerações presentes no local.
A obra de 60 metros quadrados é realizada com o apoio do Governo do Estado, Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo Federal. Executada entre 18 e 21 de agosto, em uma das laterais do Bloco 35, a obra foi oficialmente inaugurada no último sábado (23). Na ocasião, uma programação especial para as famílias foi realizada, com oficina de artes para crianças e adolescentes da comunidade, distribuição de lanches e discotecagem — um momento onde a arte gerou conexão e lazer.
“Quero que essas crianças que vêm da periferia, assim como foi para mim, se sintam representadas. Através desse mural e dos aprendizados na oficina, elas vão entender que a arte salva vidas — assim como me salvou e me trouxe para o lugar de gerar inspiração para as próximas gerações”, afirma Gnos sobre o projeto.





Por meio do edital 12/2024, na modalidade HIP-HOP da lei de incentivo PNAB, que viabiliza a aquisição de materiais e a execução da pintura, a obra contempla cerca de 1.800 moradores, além de fortalecer o diálogo entre arte, território e coletividade. O projeto Crianças do Guetto, que atua no conjunto e é parceiro de Gnos na execução do mural, reafirma o papel da arte como ponte de pertencimento e expressão para quem cresce na região.
“Essa é uma oportunidade de marcar nossos territórios e trazer arte em grande escala, já que geralmente esse tipo de projeto nunca chega nas periferias. Conseguimos descentralizar esse tipo de arte e beneficiar quem vive nesse lugar”, afirma Huilame Junior, idealizador do projeto Crianças do Guetto.
Com assistência artística de Huilame Junior e Beatriz Araújo, produção de Flavinha Alessandra, Salete Perroni e Ivna Rocha, além de apoio do JSK Burgers, Angatu Café e CUFA Amazônia – Central Única Das Favelas, o mural “Acreditar” nasce como um testemunho pessoal de superação. Para Gnos, é a oportunidade de devolver não apenas o sucesso de sua história, que iniciou na periferia, mas também a certeza de que a arte é capaz de transformar realidades. O projeto também é um convite para que cada criança do Conjunto reconheça seu potencial e encontre força na arte para sonhar.
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Anavitória comemora 10 anos de carreira com show da Turnê das Esquinas em Manaus
Roda-gigante trava com visitantes em cabines dois dias após inauguração em Manaus
Trabalhador morre após guindaste tombar durante montagem de árvore de Natal no Centro de Manaus
Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher
Presidente Roberto Cidade reforça apoio aos setores primário e social durante agenda nos municípios de Japurá, Alvarães e Tefé
Governador Wilson Lima autoriza estrutura flutuante que fortalece o manejo de jacarés na Reserva Mamirauá