O deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou o Projeto de Lei nº 751/2025, que assegura ao proprietário de veículo removido por estacionamento irregular o direito de ser notificado eletronicamente sobre a medida. A proposta busca garantir mais transparência e agilidade na comunicação entre o poder público e os cidadãos.
Conforme o texto, a comunicação por mensagem de texto (SMS), aplicativo de mensagens instantâneas ou e-mail deve conter informações sobre a localização exata do depósito ou pátio para o qual o veículo foi conduzido, o motivo da apreensão, além da data, horário e local da remoção.
Com isso, o proprietário terá condições de regularizar sua situação com mais rapidez, evitando gastos adicionais com diárias de pátio e outros encargos. Para Cidade, a medida moderniza a gestão de trânsito e fortalece a transparência administrativa.
“Queremos que o cidadão tenha clareza sobre a remoção de seu veículo, por meios já usados em seu cotidiano. Isso garante mais eficiência, segurança jurídica e aproxima ainda mais o poder público da população. A notificação eletrônica é uma ferramenta que traz mais eficiência, rapidez e transparência”, destacou.
O projeto não implica em aumento significativo de custos para a administração pública, uma vez que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) dispõe de sistemas e infraestrutura capazes de viabilizar o envio das notificações.
A proposta segue em tramitação na Aleam e deverá passar pela análise das comissões temáticas antes de ir à apreciação em plenário.
(Foto – Herick Pereira)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado
Governo do Amazonas amplia para 17 especialidades atendidas por Telessaúde
Manaus orienta viajantes da COP 30 a atualizar vacinas para prevenir doenças
Feijoada se torna tradição que une sabor e cultura em shopping de Manaus
Roberto Cidade propõe aviso eletrônico via celular sobre remoção de veículos em estacionamento irregular
Manaus remove 600 toneladas de lixo ao eliminar lixeiras clandestinas na primeira semana de setembro