O deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou o Projeto de Lei nº 751/2025, que assegura ao proprietário de veículo removido por estacionamento irregular o direito de ser notificado eletronicamente sobre a medida. A proposta busca garantir mais transparência e agilidade na comunicação entre o poder público e os cidadãos.
Conforme o texto, a comunicação por mensagem de texto (SMS), aplicativo de mensagens instantâneas ou e-mail deve conter informações sobre a localização exata do depósito ou pátio para o qual o veículo foi conduzido, o motivo da apreensão, além da data, horário e local da remoção.
Com isso, o proprietário terá condições de regularizar sua situação com mais rapidez, evitando gastos adicionais com diárias de pátio e outros encargos. Para Cidade, a medida moderniza a gestão de trânsito e fortalece a transparência administrativa.
“Queremos que o cidadão tenha clareza sobre a remoção de seu veículo, por meios já usados em seu cotidiano. Isso garante mais eficiência, segurança jurídica e aproxima ainda mais o poder público da população. A notificação eletrônica é uma ferramenta que traz mais eficiência, rapidez e transparência”, destacou.
O projeto não implica em aumento significativo de custos para a administração pública, uma vez que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) dispõe de sistemas e infraestrutura capazes de viabilizar o envio das notificações.
A proposta segue em tramitação na Aleam e deverá passar pela análise das comissões temáticas antes de ir à apreciação em plenário.
(Foto – Herick Pereira)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Boi Manaus 2025 recebe Caprichoso com todos os itens oficiais neste sábado; veja a programação completa
Prefeito David Almeida presenteia Manaus com praça dos Remédios revitalizada e transforma símbolo histórico em espaço de dignidade
Jorge Aragão celebra o Dia Nacional do Samba com show em Manaus no Bar do Sarará
Empresa no Distrito Industrial é multada pelo Ipaam em mais de R$ 100 mil por operar sem licença
Primos são presos por matar motorista de aplicativo em Manaus para financiar drogas, diz polícia
Infraero dá 40 dias para Aeroclube do Amazonas desocupar área do Aeroporto de Flores