As oito escolas de samba do grupo especial de Manaus já conhecem a ordem oficial de desfile para o Carnaval de 2026. A definição ocorreu por meio de sorteio realizado nesta quarta-feira (24), durante um seminário com dirigentes das agremiações promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC), no Palacete Provincial, no Centro da capital amazonense. Os desfiles acontecerão no Sambódromo de Manaus no dia 14 de fevereiro, sábado gordo de Carnaval, com início às 20h e término previsto para às 5h20 do dia 15.
A primeira escola a entrar na avenida será a GRES Presidente Vargas, enquanto a GRES Unidos do Alvorada será a responsável por encerrar a noite de apresentações. A atual campeã do Carnaval de Manaus, GRES Reino Unido da Liberdade, será a quarta a desfilar.
Ordem dos desfiles do grupo especial – Carnaval 2026:
- Presidente Vargas
- Andanças de Ciganos
- A Grande Família
- Reino Unido da Liberdade
- Mocidade Independente de Aparecida
- Vila da Barra
- Vitória Régia
- Unidos do Alvorada
Enredos confirmados para 2026
A GRES Presidente Vargas abre o desfile com uma homenagem à empresária e cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira. O enredo será “Com uma flecha e um sonho: Isabelle Nogueira, a Força da Mulher Amazônica”, exaltando a representatividade e força feminina na cultura regional.
A segunda a desfilar, GRES Andanças de Ciganos, ainda não divulgou oficialmente o seu enredo. Na sequência, a GRES A Grande Família levará para a avenida a cultura nordestina com o tema “O galo faceiro e o chamado de São João – Maracanaú”, celebrando a tradição junina e as raízes do povo do Nordeste.
A atual campeã, GRES Reino Unido da Liberdade, traz para 2026 o enredo “Salve os Caboclos da Floresta! Da Coroa de Vodum, aos contos de Mestrinho”, abordando as tradições afro-brasileiras e a religiosidade cabocla com elementos da cultura amazônica.
A GRES Mocidade Independente de Aparecida, quinta na ordem, prestará homenagem ao município de Novo Airão com o enredo “Do Velho ao Novo, para sempre Airão: Santuário de Riquezas, a maravilha verde no coração da Amazônia”, destacando as belezas naturais e o patrimônio cultural da cidade.
A sexta escola, GRES Vila da Barra, mergulha no universo místico com o enredo “A ópera dos imortais”, que promete revelar as lendas e assombrações do Teatro Amazonas, um dos principais símbolos de Manaus.
Duas escolas ainda não anunciaram seus enredos para o próximo ano: a GRES Vitória Régia, penúltima a desfilar, e a GRES Unidos do Alvorada, que fechará o evento, mas adiantou que sua apresentação será inspirada na BR-319, rodovia federal que liga Manaus a Porto Velho.
O sorteio da ordem de apresentação e a prévia dos temas reforçam a expectativa por mais um ano de grandes espetáculos no Carnaval de Manaus. As escolas agora seguem em fase de preparação para levar à avenida enredos que mesclam história, cultura, religiosidade e identidade amazônica.
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Manaus apreende 13 mil litros de bebidas em situação irregular na operação ‘Zero Metanol’
TCE-AM realiza ação pedagógica de monitoramento sobre políticas de proteção às mulheres
GAROTA VIP movimenta Manaus neste sábado (11)
Proposta de Roberto Cidade que coíbe trabalho infantil virtual é sancionada e coloca Amazonas na vanguarda da proteção digital de crianças e adolescentes
Wilson Lima propõe ao governo federal que considere o “custo amazônico” nos recursos do SUS para o estado
Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Zero Metanol’ para fiscalizar comércios de bebidas na cidade