A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de diversos produtos derivados de cannabis e cogumelos de três empresas: Hemp Vegan, Cannafy Serviços de Internet e De Volta às Raízes. A decisão foi publicada na Resolução 3.987/2025, divulgada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (10), e tem como base a ausência de registro, autorização ou cadastro junto ao órgão regulador.
No caso da Hemp Vegan, foram vetados todos os lotes de produtos com fitocanabinoides, incluindo bálsamos tópicos, gotas, gomas, pastas e adesivos musculares. Segundo a Anvisa, os produtos são fabricados por uma empresa desconhecida e sem autorização de funcionamento no Brasil.
A empresa Cannafy também foi alvo da medida por comercializar, sem registro, produtos de marcas como CBDM Gummy, Canna River e Rare Cannabinoid. A Cannafy se posicionou por meio de seu site, alegando que não fabrica nem vende produtos no Brasil, apenas intermedia o contato entre pacientes e fornecedores estrangeiros com autorização da Anvisa, conforme a RDC nº 660/2022.
Já a De Volta às Raízes teve proibida a venda de suplementos feitos com cogumelos como Tremella, Reishi, Cordyceps Militaris, Cogumelo do Sol, Juba de Leão, Chaga e Cauda de Peru. A Anvisa informou que os produtos não possuem registro ou notificação e são fabricados por empresa sem autorização para produção de medicamentos. A empresa alega que os cogumelos são utilizados na Medicina Tradicional Chinesa e, por isso, estariam dispensados de registro conforme a Resolução nº 240/2018.
A Anvisa reforça que a venda de qualquer produto sujeito à vigilância sanitária sem a devida autorização representa risco à saúde da população e está sujeita a sanções legais.
➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe comercialização de produtos à base de cannabis e cogumelos de três empresas
Pix Automático passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira (13)
Agora é digital: MPAM lança emissão online de certidões e facilita acesso da população a informações públicas
Rodrigo Teaser apresenta em Manaus o maior tributo a Michael Jackson do mundo
Em tramitação na Aleam, proposta do presidente Roberto Cidade que prevê redução do uso de plásticos descartáveis nas escolas estaduais
Presidente Roberto Cidade anuncia prorrogação das inscrições do concurso da Aleam até 16 de outubro