Polícia Civil do AM alerta idosos sobre golpes em agências bancárias e reforça medidas de prevenção

Polícia Civil do AM alerta idosos sobre golpes em agências bancárias e reforça medidas de prevenção

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI), emitiu um alerta para o aumento de tentativas de golpes contra idosos em agências bancárias, especialmente no início e fim do mês, período em que há maior fluxo desse público devido ao pagamento de salários e benefícios sociais.

De acordo com a delegada Larissa Barreto, os criminosos costumam se passar por funcionários de bancos dentro ou nas proximidades das agências. Eles abordam as vítimas oferecendo ajuda para utilizar caixas eletrônicos, sacar dinheiro ou resolver pendências bancárias. A tática visa conquistar a confiança dos idosos para induzi-los a realizar transações indevidas ou até mesmo contratar empréstimos em nome próprio.

“A troca do cartão bancário e a indução a transações financeiras são práticas recorrentes. Os golpistas se aproveitam do momento de distração para agir”, alertou a delegada.

Entre os golpes mais comuns estão o sequestro relâmpago após saques, troca de cartões, fraudes por ligações ou mensagens de supostos funcionários, clonagem de WhatsApp, golpes do Pix, empréstimos consignados fraudulentos, phishing e falsas ofertas de investimento. A PC-AM reforça que todas essas ações exploram a confiança e o descuido das vítimas.

A orientação da delegada é clara: jamais compartilhar senhas de cartões, manter os dados bancários em local seguro ou apenas na memória, desconfiar de abordagens por telefone ou mensagens solicitando dinheiro e, em caso de dúvida, realizar transações apenas com funcionários devidamente identificados nas agências.

Denúncias sobre crimes financeiros contra idosos podem ser feitas em qualquer unidade da Polícia Civil, na sede da DECCI localizada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, ou por meio da Delegacia Virtual, no site: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.

Também é possível denunciar de forma anônima pelos números 197 e (92) 3667-7575, da PC-AM; 181, da Secretaria de Segurança Pública; ou pelo Disque 100, canal dos Direitos Humanos.

(FOTO: Beatriz Sampaio/PC-AM)

➡️Mais notícias sobre Segurança, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Categorias:
Compartilhe: