Com a proximidade das festas de fim de ano, o funcionamento das agências bancárias em todo o país será alterado, exigindo atenção redobrada dos clientes quanto a prazos e horários de atendimento. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou o calendário com as principais mudanças nos serviços.
Nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal), não haverá atendimento presencial nas agências bancárias, tampouco serão realizadas compensações bancárias, como Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED). Já o sistema Pix continuará operando normalmente, funcionando 24 horas por dia, inclusive nos feriados.
No dia 31 de dezembro, também não haverá expediente bancário. O último dia útil com atendimento normal será 30 de dezembro. Na véspera do Natal, dia 24, o atendimento ao público será em horário reduzido: das 9h às 11h, no horário de Brasília. Em estados com diferença de fuso, as agências funcionarão das 8h às 10h.
As contas de consumo com vencimento nos dias 25/12, 31/12 e 1º/1 poderão ser pagas sem acréscimo no primeiro dia útil seguinte. Já os impostos e tributos devem ser pagos antes da data de vencimento, caso coincidam com feriados ou dias sem compensação bancária, para evitar cobrança de juros ou multas.
A Febraban informa que os bancos retomarão suas atividades normalmente nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, exceto em locais onde houver feriados municipais.
Durante o período, os canais digitais permanecem como alternativa prática e segura. Aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários seguem disponíveis para serviços como pagamentos, transferências e consultas.
Clientes cadastrados como sacados eletrônicos também podem utilizar o Débito Direto Autorizado (DDA) para pagamentos, garantindo maior controle financeiro mesmo durante o recesso bancário.
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
➡️Mais notícias sobre Economia&Business, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Presidente Roberto Cidade abre ano legislativo de 2026 e reforça papel da Aleam no desenvolvimento do Amazonas
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários