Festas de fim de ano alteram funcionamento dos bancos; veja o que muda

Festas de fim de ano alteram funcionamento dos bancos; veja o que muda

Com a proximidade das festas de fim de ano, o funcionamento das agências bancárias em todo o país será alterado, exigindo atenção redobrada dos clientes quanto a prazos e horários de atendimento. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou o calendário com as principais mudanças nos serviços.

Nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Confraternização Universal), não haverá atendimento presencial nas agências bancárias, tampouco serão realizadas compensações bancárias, como Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED). Já o sistema Pix continuará operando normalmente, funcionando 24 horas por dia, inclusive nos feriados.

No dia 31 de dezembro, também não haverá expediente bancário. O último dia útil com atendimento normal será 30 de dezembro. Na véspera do Natal, dia 24, o atendimento ao público será em horário reduzido: das 9h às 11h, no horário de Brasília. Em estados com diferença de fuso, as agências funcionarão das 8h às 10h.

As contas de consumo com vencimento nos dias 25/12, 31/12 e 1º/1 poderão ser pagas sem acréscimo no primeiro dia útil seguinte. Já os impostos e tributos devem ser pagos antes da data de vencimento, caso coincidam com feriados ou dias sem compensação bancária, para evitar cobrança de juros ou multas.

A Febraban informa que os bancos retomarão suas atividades normalmente nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, exceto em locais onde houver feriados municipais.

Durante o período, os canais digitais permanecem como alternativa prática e segura. Aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários seguem disponíveis para serviços como pagamentos, transferências e consultas.

Clientes cadastrados como sacados eletrônicos também podem utilizar o Débito Direto Autorizado (DDA) para pagamentos, garantindo maior controle financeiro mesmo durante o recesso bancário.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

➡️Mais notícias sobre Economia&Business, você encontra aqui.

📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Compartilhe: