O nome Helena foi o mais escolhido para recém-nascidas no Brasil em 2025, com 28.271 registros em cartórios, segundo levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Este é o segundo ano consecutivo em que Helena lidera o ranking nacional de nomes mais registrados, consolidando uma tendência de retomada da popularidade que teve destaque já na década de 1950.
De acordo com a Arpen, os dados foram obtidos por meio do Portal da Transparência do Registro Civil, que reúne informações de todos os cartórios do país. Helena ocupa o topo da lista feminina desde 2020, com exceção de 2022, quando foi ultrapassada por Maria Alice. A trajetória de crescimento foi constante: da 45ª posição há dez anos, Helena passou para a 21ª em 2017, subindo à 15ª em 2019.
Entre os nomes masculinos, Ravi liderou os registros em 2025, com 21.982 ocorrências, seguido de perto por Miguel (21.654) e Heitor (17.751). Entre os femininos, além de Helena, também se destacaram Maitê (20.677), Cecília (20.378) e Maria Cecília (16.889).
A Arpen destaca a predominância de nomes curtos e de fácil pronúncia, como Ravi, Theo, Gael e Maitê, além de nomes compostos com Maria. Para a entidade, a escolha dos nomes reflete tendências culturais, sociais e influências da mídia, com forte presença de nomes bíblicos, tradicionais e também aqueles popularizados por personalidades do mundo digital.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também contribui para a análise das escolhas de nomes por meio da plataforma “Nomes do Brasil”, atualizada em novembro. A ferramenta permite consultar a frequência de nomes e sobrenomes, sua distribuição geográfica e a idade mediana dos portadores.
Segundo o IBGE, o Brasil continua sendo o país das Marias e Josés. Há 12,3 milhões de brasileiras chamadas Maria, o equivalente a seis em cada cem pessoas.
(Foto: Reprodução/Freepik)
➡️Mais notícias sobre Brasil, você encontra aqui.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários
Projeto de Lei de Roberto Cidade propõe notificação eletrônica de veículos removidos