Helena é o nome mais registrado no Brasil em 2025 pelo segundo ano seguido

Helena é o nome mais registrado no Brasil em 2025 pelo segundo ano seguido

O nome Helena foi o mais escolhido para recém-nascidas no Brasil em 2025, com 28.271 registros em cartórios, segundo levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Este é o segundo ano consecutivo em que Helena lidera o ranking nacional de nomes mais registrados, consolidando uma tendência de retomada da popularidade que teve destaque já na década de 1950.

De acordo com a Arpen, os dados foram obtidos por meio do Portal da Transparência do Registro Civil, que reúne informações de todos os cartórios do país. Helena ocupa o topo da lista feminina desde 2020, com exceção de 2022, quando foi ultrapassada por Maria Alice. A trajetória de crescimento foi constante: da 45ª posição há dez anos, Helena passou para a 21ª em 2017, subindo à 15ª em 2019.

Entre os nomes masculinos, Ravi liderou os registros em 2025, com 21.982 ocorrências, seguido de perto por Miguel (21.654) e Heitor (17.751). Entre os femininos, além de Helena, também se destacaram Maitê (20.677), Cecília (20.378) e Maria Cecília (16.889).

A Arpen destaca a predominância de nomes curtos e de fácil pronúncia, como Ravi, Theo, Gael e Maitê, além de nomes compostos com Maria. Para a entidade, a escolha dos nomes reflete tendências culturais, sociais e influências da mídia, com forte presença de nomes bíblicos, tradicionais e também aqueles popularizados por personalidades do mundo digital.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também contribui para a análise das escolhas de nomes por meio da plataforma “Nomes do Brasil”, atualizada em novembro. A ferramenta permite consultar a frequência de nomes e sobrenomes, sua distribuição geográfica e a idade mediana dos portadores.

Segundo o IBGE, o Brasil continua sendo o país das Marias e Josés. Há 12,3 milhões de brasileiras chamadas Maria, o equivalente a seis em cada cem pessoas.

(Foto: Reprodução/Freepik)

➡️Mais notícias sobre Brasil, você encontra aqui.

📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Categorias:
Compartilhe: