O Congresso Nacional promulgou, nesta sexta-feira (19), a Emenda Constitucional 138/2025, que altera o artigo 37 da Constituição Federal para permitir que professores da educação pública brasileira possam acumular outro cargo público de qualquer natureza, desde que haja compatibilidade de horários. A mudança tem aplicação imediata e foi formalizada durante sessão solene no Congresso.
Antes da alteração, a legislação permitia o acúmulo de cargos públicos apenas em funções técnicas ou científicas, o que gerava questionamentos e insegurança jurídica. Muitos docentes, ao assumirem novos cargos por meio de concurso público, eram obrigados a deixar a sala de aula ou enfrentavam processos judiciais por acúmulo indevido de função.
A nova regra foi comemorada por representantes do Legislativo. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que a medida corrige uma distorção histórica e fortalece a valorização do magistério. “Valorizar o magistério é investir no futuro do país. Esta emenda amplia direitos, corrige uma distorção jurídica e fortalece a educação brasileira”, declarou durante a solenidade.
Já o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ressaltou que a promulgação reconhece a relevância dos profissionais da educação. Para ele, a possibilidade de acúmulo é uma medida concreta de valorização do trabalho docente, especialmente em um cenário de desafios salariais e de estrutura nas escolas públicas.
Com a nova emenda, professores concursados poderão, por exemplo, manter sua atividade docente e, simultaneamente, exercer outro cargo público em áreas distintas, desde que os horários sejam compatíveis. A mudança visa ampliar as oportunidades de atuação profissional e garantir mais estabilidade para a categoria.
(FOTO: Divulgação/TV Brasil)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários
Projeto de Lei de Roberto Cidade propõe notificação eletrônica de veículos removidos