Durante reunião realizada na terça-feira (20), na sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, os presidentes das oito escolas de samba do Grupo Especial de Manaus assinaram o regulamento que estabelece as diretrizes para o Carnaval na Floresta 2026, previsto para ocorrer no dia 14 de fevereiro, no Sambódromo de Manaus.
Entre as principais decisões, ficou definido por unanimidade que nenhuma escola será rebaixada em 2026, mantendo as atuais oito agremiações no Grupo Especial. A medida foi aprovada em votação durante o encontro, com o objetivo de preservar a estabilidade do grupo e incentivar o fortalecimento das escolas participantes.
O regulamento também prevê que as duas primeiras colocadas do Grupo de Acesso A – campeã e vice-campeã – conquistarão o direito de integrar o Grupo Especial em 2027. Com isso, o número de escolas sobe para dez no próximo ano, e os desfiles serão divididos em dois dias.
As escolas presentes na reunião foram: Presidente Vargas, Andanças de Ciganos, A Grande Família, Reino Unido da Liberdade, Mocidade Independente de Aparecida, Vila da Barra, Vitória Régia e Unidos do Alvorada. A assinatura do regulamento formaliza a organização do desfile e reforça o compromisso coletivo das agremiações.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, será responsável pela infraestrutura do evento, incluindo segurança, repasses financeiros e a seleção da comissão julgadora. Os jurados serão de fora do Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo, e não poderão ter vínculos com as escolas participantes ou histórico recente de atuação no mesmo evento.
A apuração das notas será realizada no dia 16 de fevereiro, às 14h, no Sambódromo de Manaus. Já em nova reunião, as escolas deverão apresentar os nomes dos responsáveis pela direção do desfile e formação das comissões de trabalho.
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Oscar 2026: filme brasileiro “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias
Carnaval na Floresta 2026: escolas do Grupo Especial assinam regulamento e nenhuma será rebaixada neste ano
Operação Iara: Polícias do AM e PA apreendem 250 kg de cocaína e bloqueiam R$ 4,8 milhões do crime organizado
PC-AM e Receita Federal apreendem 50 kg de maconha escondidos em freezer de transportadora em Manaus
Projeto de Roberto Cidade prevê garantia de bombas de insulina e sensores de glicose a pessoa com diabetes no Amazonas
Roberto Cidade reforça lei que protege crianças da exposição online, diante dos protestos por mudanças em jogo digital