O Amazonas Futebol Clube, conhecido como a Onça Pintada da Zona Leste, é um clube que representa a paixão e o espírito esportivo do estado do Amazonas. Fundado em 23 de maio de 2019, o clube surgiu com a visão de revitalizar o futebol na região e organizar uma equipe competitiva.
A ideia do Amazonas FC foi concebida em torno de 2017, dois anos antes de sua fundação oficial. A iniciativa foi liderada por Wesley Couto, com a participação de figuras como o então vereador de Manaus, Willian Abreu, e Roberto Peggy, ex-presidente do Nacional Futebol Clube. Esses fundadores trouxeram experiência de administrações anteriores de clubes tradicionais de Manaus, estabelecendo uma base sólida para o novo clube.
A Onça Pintada começou sua jornada no futebol disputando o Campeonato Amazonense de Futebol de 2019 – Segunda Divisão. Desde o início, o clube se apresentou de forma estruturada, com sede, alojamentos e local para treinos, além de planejar a construção de seu próprio centro de treinamentos.
Com uma política de investir em medalhões do futebol brasileiro, o clube rapidamente subiu duas divisões consecutivas. Em 2023, o clube alcançou um marco histórico ao conquistar o Campeonato Brasileiro de Futebol – Série C, tornando-se o primeiro time amazonense a levantar um título nacional.
Atualmente, o Amazonas FC compete no Campeonato Brasileiro Série B e no Campeonato Amazonense. O clube joga no Estádio Municipal Carlos Zamith e, para jogos maiores, utiliza a Arena da Amazônia, um dos estádios da Copa do Mundo de 2014.
O mascote oficial do clube é a onça-pintada, e suas cores são o amarelo e o preto. Esses elementos refletem não apenas a identidade visual do clube, mas também a força e a resiliência do povo amazonense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
“Paul McCartney completa 84 anos e relembra sucesso da turnê “Got Back” no Brasil”
”Ufam apresenta 42 trabalhos na 5ª Feira Amazonense de Matemática “
Governador Roberto Cidade assina concessões que viabilizam investimento de US$ 500 milhões da Petrobras em Urucu.
Procon Manaus registra alta no gás de 13 kg e queda no de 8 kg em junho.
” Roberto Cidade participa da ação Amazonas por Elas e reforça compromisso com a saúde da mulher”
Governador Roberto Cidade anuncia antecipação da primeira parcela do 13º salário para 23 e 24 de julho.