Nesta quinta-feira, 13 de junho de 2024, a Polícia Civil do Amazonas efetuou a prisão do segundo suspeito envolvido em crimes de abuso sexual contra crianças e transmissão intencional do vírus HIV. O indivíduo, identificado como Victor Igor dos Santos, de 21 anos, foi capturado por volta das 10h, na residência de um pastor, localizada no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus.
Detalhes do Caso
- Compartilhando Informações: Segundo as investigações, Victor Igor dos Santos e outro suspeito, que se entregou à polícia na quarta-feira (12), compartilhavam informações sobre práticas sexuais desprotegidas com o objetivo de transmitir o vírus HIV. Eles eram conhecidos como os “carimbadores” por essa prática criminosa.
- Prisão Anterior e Erro no Prazo: Os dois suspeitos já haviam sido presos em maio, mas foram soltos após um erro no prazo de detenção. Um novo pedido de detenção preventiva foi apresentado e o primeiro suspeito se entregou novamente durante a madrugada desta terça-feira (11).
- Investigação Inicial: As investigações tiveram início há dois anos após uma denúncia anônima saída de uma assistência técnica de celulares. O denunciante informou a equipe que havia uma conversa entre os dois homens que admitiam a prática de estupros e abusos sexuais. Segundo a Delegada Joyce Coelho, especializada da Depca na época, o celular não foi encontrado para ser apreendido, mas alguns prints da conversa foram obtidos.
- Retomada das Investigação: Joyce também conta que as investigações foram retomadas em dezembro de 2023, após a Polícia Federal receber a mesma denúncia. A polícia conseguiu identificar os dois homens e descobriu que eles compartilhavam conteúdo pornográfico e informações sobre os abusos sexuais praticados contra crianças, com o intuito de transmitir o vírus HIV ou Aids (PVHA). “Tudo indica que essas conversas, esses grupos, realmente são feitos a partir do aparelho celular. Então, essa operação foi bastante exitosa, inclusive no sentido de confirmar a autoria dos fatos. Eles de fato são os interlocutores dessas conversas”, afirmou a titular da Depca.
A delegada contou ainda que foi identificado um modus operandis da dupla, que compartilhavam informações sobre as preferências.
“Com o decorrer dessa investigação, poderemos identificar vítimas, uma vez que no teor dessas conversas, eles falavam a sua preferência por crianças, quanto mais nova, melhores, inclusive abordagens que poderiam ser feitas em locais públicos ou privados, inclusive em banheiros de shoppings”, destacou Joyce.
O pastor que escondia o suspeito também será responsabilizado pelo crime de favorecimento pessoal.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mudanças climáticas: Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise
‘Alemão’ é encontrado morto, com sinais de tortura, na Compensa
WhatsApp lança recurso para transcrever áudios em textos: entenda como funciona
Guerra na Ucrânia ganha dimensão global com tropas norte-coreanas, mísseis ocidentais e ameaça nuclear
Vídeos; Soco e xingamentos: tumulto marca empate entre Atlético-MG e Botafogo
Leandro Hassum estrela como Silvio Santos em filme que revela os bastidores do programa